° / °

Vida Urbana
HOSPITAL HELENA MOURA

Hospital Helena Moura sob risco de interdição ética após denuncia do Coren

A medida no Hospital Helena Moura, que pode ser aplicada em até sete dias, não representa o fechamento do hospital, mas restringe o atendimento apenas aos pacientes já internados.

Larissa Aguiar

Publicado: 19/05/2025 às 15:12

Fiscalização no Hospital Helena Moura/Divulgação/Coren

Fiscalização no Hospital Helena Moura(Divulgação/Coren)

Um ano após a morte de um recém-nascido no Hospital Helena Moura, na Zona Norte do Recife, as condições que contribuíram para a tragédia seguem praticamente inalteradas. Nesta segunda-feira (19), o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) anunciou que irá protocolar uma ação de interdição ética sobre os profissionais de enfermagem da unidade, diante das graves irregularidades constatadas.

A medida, que pode ser aplicada em até sete dias, não representa o fechamento do hospital, mas restringe o atendimento apenas aos pacientes já internados.

Segundo o Coren-PE, o hospital apresenta um déficit superior a 50 profissionais de enfermagem. Em um dos setores mais sensíveis da unidade, o de neonatologia, há casos em que apenas um técnico de enfermagem é responsável por até 24 crianças simultaneamente, uma sobrecarga que contraria normas de segurança e compromete a assistência adequada.

A decisão do Coren-PE foi motivada também por denúncias recentes de falta de insumos básicos, ameaça a profissionais dentro da unidade e sobrecarga constante de trabalho. No último sábado (17), uma mãe revoltada com a situação que encontrou no hospital quebrou a televisão do painel da recepção, em um ato de desespero.


Procurada pela reportagem, a Prefeitura do Recife ainda não havia se pronunciado sobre o anúncio da interdição.

Mais de Vida Urbana