Diario de Pernambuco
Busca

CRISE

Polêmica com Raquel, aproximação com outros partidos e possibilidade de expulsão: o isolamento de Álvaro Porto no PSDB

Após áudio vazado e troca de sigla da esposa, presidente da Alepe ficou de fora de evento tucano para filiados, mas se aproxima de Frente Popular

Publicado em: 16/03/2024 05:03

Presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB) (Roberto Soares/Alepe)
Presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB) (Roberto Soares/Alepe)
A relação entre Álvaro Porto e PSDB parece se esfarelar cada vez mais com o passar dos dias. No mais novo capítulo de seu isolamento entre os tucanos, o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe) diz não ter sido convidado para o evento voltado aos filiados do partido na última quinta-feira (14).

“Sou do PSDB, continuo no partido, sou da base da governadora. Agora, só fiquei sabendo pela imprensa depois que aconteceu. Penso que foi uma falha do cerimonial”, informou Porto ao Blog do Elielson. Em contato com a reportagem, a assessoria de comunicação do deputado reforçou a declaração, e o próprio não quis se pronunciar sobre o assunto.

A solenidade contou com a presença de diversas lideranças do PSDB e seus aliados no Brasil e em Pernambuco, com destaque para o presidente nacional Marconi Perillo, e o dirigente municipal Fred Loyo, que falaram abertamente sobre o tópico “Álvaro Porto” tanto em coletiva de imprensa durante o evento, quanto em visita ao Diário de Pernambuco poucas horas antes.

O teor do discurso envolvendo a situação do deputado federal era sempre de repreensão ao seu comportamento, e solidariedade à Raquel Lyra. No início de fevereiro, um áudio vazado do microfone de Porto na Alepe expôs críticas e ofensas dirigidas à governadora, que foram repudiadas pelo partido.

"O PSDB nacional manifestou sua solidariedade. À época, falei com a governadora e disse que se ela quisesse qualquer medida mais dura, o executivo nacional estaria à disposição", disse Perillo.

Em nota, Porto reconheceu o erro das palavras de baixo calão, mas reiterou o posicionamento adversário. “[O deputado] afirma ainda ter o direito e o dever de avaliar e criticar discursos que não correspondam à realidade observada”, escreveu assessoria na época.

Sandra Paes no Republicanos

O episódio, no entanto, foi apenas o começo das ruptura dos laços entre Porto e tucanos. No último domingo (10), o deputado prestou apoio ao lançamento da pré-candidatura de sua esposa, a atual prefeita de Canhotinho Sandra Paes, anteriormente no PSDB, às majoritárias pelo Republicanos.

"Nosso trabalho é voltado para os mais humildes. Sandra Paes está preparada para continuar trabalhando para o povo de Canhotinho. Ela vem governando e melhorando a vida do povo. Hoje, ela está se filiando ao Republicanos. Canhotinho é 10. Tenho certeza que, ao lado do ministro Costa Filho, Sandra vai fazer o melhor para a cidade", discursou Álvaro Porto..

Durante a celebração pela filiação de sua esposa, Porto teria ainda feito aceno ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Progressista (PP), todos estes com representantes prestigiando a solenidade, que contou com a presença de siglas da direita à esquerda.

Diálogo e consequências

Questionado sobre a possibilidade do deputado estar levando prefeitos para outras siglas, Fred Loyo negou a movimentação. "Ele não tirou nenhum prefeito do PSDB que não a esposa dele. Ela não foi eleita pelo partido, e é um direito que ela tem", disse.

Em entrevista ao Diário de Pernambuco, Perillo repudiou o apoio de Porto à troca de siglas de Sandra Paes. "É infeliz essa atitude de um militante do partido transferir pessoas próximas a outro partido. É no mínimo um ato de infidelidade partidária, e um desrespeito ao partido e fundo eleitoral que o elegeu", disparou.

Apesar dos repúdios, a posição oficial do PSDB é manter os canais de diálogo com Porto abertos - a própria Raquel Lyra preferiu não levar punições adiante à época da polêmica do áudio. Sempre que o assunto retornava, Marconi Perillo fazia questão de ressaltar que ele não possui contato com o deputado, e que o assunto estava nas mãos de Loyo, que diz ainda buscar conciliação.

"Sempre mantive o mais aberto diálogo com Álvaro Porto. Tenho uma relação pessoal com ele muito amistosa e pessoal. Nos encontramos essa semana num evento do PP e fiz questão de cumprimentá-lo. Ele sempre foi muito atencioso a mim, e eu a ele. As portas do partido continuam abertas, o diálogo sempre esteve aberto. Ele tem um posicionamento diferente, e cabe respeitá-lo", afirmou Loyo.

Perillo, no entanto, não se absteve de expressar sua opinião quanto a consequências mais severas. Perguntado sobre a possibilidade de uma expulsão, respondeu que não a descartava. “Dependendo da situação, se houver desrespeito ao estatuto, a fidelidade partidária e havendo motivação clara”, declarou.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL