° / °
Política
Judiciário

Fachin conversa com Moraes, Mendonça e Gonet sobre sessão da próxima semana

Parte dos ministros defende que a discussão seja a portas fechada

Estadão Conteúdo

Publicado: 10/09/2026 às 18:49

Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do STF, e o Procurador-geral da República, Paulo Gonet/Fotos: Rosinei Coutinho/STF e Gustavo Moreno/STF

Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do STF, e o Procurador-geral da República, Paulo Gonet (Fotos: Rosinei Coutinho/STF e Gustavo Moreno/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, conversou nesta quinta-feira (10) com ministros da Corte e com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre a sessão agendada para a próxima terça-feira (15). Está na pauta de julgamentos o pedido feito por André Mendonça para que Moraes seja investigado por ligações com o banqueiro Daniel Vorcaro.

Fachin tenta um consenso entre os ministros sobre o formato da sessão. O presidente inicialmente previu que ela seja realizada de forma presencial e aberta ao público. Parte dos ministros defende que a discussão seja a portas fechada.

Também ainda será definido se a discussão será iniciada por aspectos formais do caso. O grupo ligado a Moraes defende que haja arquivamento logo no início da sessão, porque Mendonça não poderia ter pedido para a Polícia Federal apurar fatos sobre um ministro sem antes ter submetido isso ao plenário.

No caso de haver votação sobre o mérito - ou seja, se deve ou não ser aberto procedimento contra Moraes -, é preciso definir se o ministro terá direito a apresentar defesa em plenário e se poderá ser acompanhado de um advogado.

Nesta quinta-feira (10), estiveram pessoalmente no gabinete da presidência do Supremo, além de Gonet, os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça e Dias Toffoli. Fachin conversou com outros ao telefone. A intenção dele é conversar com todos individualmente até o fim do dia.

Ministros que estiveram com Fachin hoje relataram que ele está com o semblante tranquilo e tem conduzido as conversas com calma.

Mais de Política

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas