Pesquisa revela que 62% das menções nas redes no Brasil apoiam prisão de Maduro
Brasil é o 6º país que mais comentou captura de Maduro; veja dados das redes sociais
Publicado: 06/01/2026 às 08:04
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (AFP PHOTO/VENEZUELAN PRESIDENCY/ZURIMAR CAMPOS)
A maior parte dos brasileiros se manifestou de forma favorável à captura de Nicolás Maduro, detido pelos Estados Unidos no último sábado (3), segundo levantamento recente da consultoria Ativaweb com base em publicações feitas nas redes sociais. De acordo com a análise, entre 56% a 62% das menções ao tema no país demonstraram apoio à prisão do líder venezuelano.
Por outro lado, de 20% a 28% das publicações tiveram posicionamento contrário à detenção, enquanto entre 16% e 26% apresentaram tom neutro.
O estudo considerou conteúdos veiculados nos últimos dias em plataformas como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e YouTube.
Ainda segundo os dados, o Brasil registrou aproximadamente 2,7 milhões de citações relacionadas ao caso, ocupando a sexta posição no ranking dos países que mais comentaram o assunto nas redes sociais. No cenário global, foram contabilizadas cerca de 36,9 milhões de menções.
Em escala mundial, a tendência de apoio também predominou: 68,4% das publicações analisadas se posicionaram favoravelmente à prisão de Maduro, enquanto 16,7% foram contrárias e 14,9% neutras.
A Ativaweb destacou ainda que a imagem com maior repercussão foi a de Nicolás Maduro usando óculos escuros e fones de ouvido, com mãos e pés algemados, sentado no interior do navio de guerra americano Iwo Jima, que concentrou grande volume de compartilhamentos e comentários nas redes sociais.
- Tiros são registrados perto da sede do governo da Venezuela
- Mais de 70% dos americanos temem que os EUA se envolvam demais na Venezuela, aponta pesquisa
- Trump nega estar em guerra com a Venezuela, fala em 'consertar' país e descarta novas eleições
- Após fala de Trump, Petro diz que pegará em armas se necessário
Com informações de O Globo.