Alckmin envia carta ao governo Trump e expõe "indignação" por tarifas
Na carta, o governo reforçou estar "pronto para dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável"
Publicado: 16/07/2025 às 15:59

A carta, enviada nessa terça-feira (15/7), foi assinada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira (Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP)
O governo brasileiro comunicou, nesta quarta-feira (16/7), que já enviou uma carta à Casa Branca cobrando respostas para avançar nas negociações com os norte-americanos no âmbito da imposição de tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras.
A carta, enviada nessa terça-feira (15/7), foi assinada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O texto é endereçado ao secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e ao representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer.
A mensagem é dividida em cinco termos. Em um deles, o governo brasileiro manifesta “indignação” com o anúncio das tarifas unilaterais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Leia a matéria completa no portal Metrópoles.
- Lula tem melhora na aprovação após confronto com Trump por tarifaço, diz Quaest
- Quaest: para 72% dos brasileiros, Trump erra ao taxar Brasil alegando perseguição a Bolsonaro
- Tarifaço de Trump: EUA iniciam investigação comercial contra o Brasil
- Trump sobre tarifa ao Brasil: "Estamos fazendo isso porque eu posso"

