Acervo
VÃ?LEI

Zé Roberto prega atenção e diz que Grand Prix é treino para as Olimpíadas do Rio de Janeiro

Treinador frisou a importância dos confrontos que ocorrem neste fim de semana

Publicado: 08/07/2015 às 09:46

Zé Roberto (D) confirmou que Jaqueline (E) disputará o Pan de Toronto, ficando fora da fase final do Grand Prix
Técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães deixou claro que usará as partidas do Grand Prix para preparar a equipe que vai disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Na última terça-feira, o líder do time verde e amarelo comandou treino no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, onde o Brasil enfrentará Bélgica, Tailândia e Alemanha, na sexta, sábado e domingo, respectivamente.

“Não são times que você possa entrar relaxado. Ao contrário, tem que entrar com uma atenção e concentração grande. A minha ideia, aqui, não é pensar nessas equipes individualmente, mas pensar num contexto Olimpíada. Pra mim, eu já estou treinando para os Jogos Olímpicos. Então, eu estou usando esses jogos como preparação para os Jogos Olímpicos”, explicou o treinador bicampeão do maior evento esportivo do mundo.

Na primeira etapa do Grand Prix, realizada no último final de semana, na Tailândia, as comandadas de Zé Roberto venceram Japão (3 sets a 1), Sérvia (3 a 0) e as donas da casa (3 a 0). Além do Brasil, China e Estados Unidos somam nove pontos e seguem invictos no torneio.

“Cada jogo que nós fizermos, com a Bélgica no primeiro dia, Tailândia e Alemanha, vai ser importante exatamente pra gente ver como é que as jogadoras vão se comportar, como é que estão as diferentes escolas que vamos enfrentar. A Bélgica é de uma escola europeia, joga com uma determinada altura de bola, uma determinada velocidade. A Tailândia tem muita combinação de ataque, com uma velocidade extrema. A Alemanha é uma mescla das duas, com velocidade e algumas combinações”, ressaltou o técnico.

Ainda segundo Zé Roberto, as partidas deste final de semana na capital paulista serão importantes para acostumarem suas comandadas com a pressão da torcida local, imaginando um cenário parecido nos Jogos do Rio de Janeiro, no ano que vem.

“Isso é fundamental pra gente o fato de nós termos a possibilidade de jogar em casa diante de nossa torcida, o que também é um treinamento para Olimpíada. É pressão, as três equipes são boas, a gente não pode descartar ninguém, mas precisamos jogar pra ganhar e tentar fazer nove pontos aqui. É importante pra gente participar das finais do Grand Prix, por causa do nível dos jogos, dos adversários, dos estudos e da nossa preparação”, acrescentou o comandante da equipe bicampeã olímpica.

Na última terça-feira, o treinador brasileiro confirmou que a ponteira Jaqueline disputará o Pan de Toronto, ficando fora da fase final do Grand Prix, que será disputada nos Estados Unidos. As levantadoras Ana Tiemi e Macris também irão ao Canadá.

Zé Roberto terá que dividir o grupo em dois neste mês, já que a fase decisiva do Grand Prix e o torneio de vôlei dos Jogos Pan-Americanos acontecerão paralelamente. As duas competições serão encerradas no próximo dia 26.
Mais de Acervo