Acervo
BRASÍLIA
Brasil deslancha no 2º tempo e goleia o Peru por 4 a 0 pelas Eliminatórias
Os gols foram de Raphinha (dois de pênalti), um golaço de voleio de Andreas Pereira e outro de Luiz Henrique
Publicado: 16/10/2024 às 00:05

[SAIBAMAIS]Com a vitória, o Brasil chegou aos 16 pontos, empatando com o Uruguai, mas ficando em quarto lugar pelo saldo de gols. A liderança é da Argentina, que fez 6 a 0 na Bolívia (três gols de Messi) e alcançou os 22 pontos. A Colômbia, que fez 4 a 0 no Chile, ocupa a segunda colocação, com 19. O Paraguai venceu a Venezuela por 2 a 1, de virada, e assumiu a sexta colocação, com 13 pontos.
As Eliminatórias voltam em novembro. Dia 14, o Brasil visita a Venezuela; dia 19, o desafio será contra o Uruguai na Fonte Nova, em Salvador (BA).
Raphinha assume a batuta
As críticas incessantes nos últimos meses mostraram o descontentamento com uma seleção que estava à beira da posição de repescagem nas Eliminatórias.
Mas o Brasil reagiu derrotando as duas seleções com pior rendimento até o momento no torneio. Na quinta-feira havia vencido o lanterna Chile (2-1) em Santiago.
Em Brasília, a seleção brasileira mostrou uma melhoria no seu jogo graças a uma excelente noite de Raphinha, que jogou como camisa 10, mesma função que desempenhou recentemente no Barcelona. "Precisávamos disso, este jogo era importante para nós", disse o atacante.

Sem os lesionados Neymar e Vinicius Jr, o canhoto assumiu a liderança de um time que Dorival Júnior tenta renovar com diversas peças do campeonato brasileiro, incluindo o atacante Igor Jesus, do Botafogo, como titular no lugar de Endrick, a joia do Real Madrid.
Raphinha, de 27 anos, comandou o ataque em mais uma noite em que Rodrygo esteve apagado e contra o Peru, comandado pelo uruguaio Jorge Fossati, que mostrou zero poder de fogo.
Ele teve a chance de abrir o placar aos 24 minutos com um chute forte que acertou a trave de Pedro Gallese.
Mas foi nos pênaltis que ele marcou, aproveitando duas infrações do zagueiro Carlos Zambrano dentro da área: a primeira por um toque de mão na bola numa disputa com Igor Jesus, sancionada pelo VAR e a segunda, após uma entrada dura em Savinho.
Por onde a gente passa é show!!! %u26BD%u26BD pic.twitter.com/A4pZR285sg
— Seleção Brasileira (@SelecaodaCBF) October 16, 2024
Andreas Pereira e Luiz Henrique marcam
Com a vantagem garantida e sem reação dos visitantes, a seleção brasileira ficou mais livre e Dorival Júnior decidiu mexer, colocando o atacante Luiz Henrique e o meio-campista Andreas Pereira.
De uma jogada entre os dois, surgiu um belo gol, que afundou de vez os peruanos: o ponta do Botafogo avançou pela direita e cruzou para o centro da área, onde o meia do Fulham finalizou para a rede com um belo voleio.
Três minutos depois, Luiz Henrique fechou a goleada com um chute de pé esquerdo - da mesma forma que havia feito o gol da vitória no fim do jogo contra o Chile - no canto inferior direito de Gallese.
"Estou feliz: dois jogos, dois gols, uma assistência. Sabíamos que seria um jogo muito difícil, mas a torcida deu show. Agora temos que continuar", disse o atacante.
FICHA DO JOGO
Brasil: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães (André), Gerson e Rodrygo (Andreas Pereira); Raphinha (Endrick), Savinho (Luiz Henrique) e Igor Jesus (Matheus Pereira). Técnico: Dorival Júnior
Peru: Gallese; Miguel Araujo, Zambrano e Callens; Advíncula (Andy Pollo), Jesús Castillo (Sonne), Cartagena, Sergio Peña e Marcos López; Edison Flores (Grimaldo) e Bryan Rena. Técnico: Jorge Fossati.
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Gols: Rapinha aos 37 do 1º tempo; Rapinha aos 8, Andreas Pereira aos 26 e Luiz Henrique aos 28 do 2º tempo
Público: 60.139.
Cartões amarelos: Vanderson (BRA); Bryan Rena, Cartagena, Jesús Castillo, Gallese e Zambrano (PER)
Últimas

Mais Lidas
