Acervo
Paralimpíadas

Ronan Cordeiro conquista medalha inédita para o Brasil no triatlo

Triatleta fica na 2ª colocação no triatlo e conquista pódio inédito para a delegação brasileira nas Paralimpíadas

Publicado: 02/09/2024 às 11:30

Ronan Cordeiro conquista a prata no triatloO paranaense Ronan Cordeiro, de 27 anos, conquistou nesta segunda-feira (2), a medalha de prata no triatlo na classe PTS5 (comprometimento físico-motor). Ele completou a prova, que envolve natação, atletismo e ciclismo, em 59min01. É a primeira medalha do Brasil nessa modalidade na história dos Jogos Paralímpicos.

[SAIBAMAIS]O ouro foi para o estadunidense Chris Hammer (58min44), e o bronze para o alemão Martin Schulz (59min19).

Ronan tem má-formação congênita na mão esquerda e começou a competir no triatlo em 2018. Antes, competia pela natação, de 2012 a 2018. Ele vinha de bons resultados no ciclo, como a conquista da medalha de ouro do World Series de triatlo, disputado em Swansea, no País de Gales, em 22 de junho de 2024.

“Fizemos história. Agradecer ao CPB, que me levou para treinar na altitude. Eu tinha uma missão, que era acabar com esse paradigma do triatlo. Podemos mais no triatlo, vamos acreditar. Eu queria o ouro, são muitos sentimentos, dei tudo na natação, dei tudo no ciclismo, e acabei pagando na corrida. Mas é um resultado histórico e vai mudar para o triatlo”, disse Ronan.
Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro 
Mais de Acervo