Acervo
ATLETISMO

Atletas etíopes de 18 anos viralizam por aparência mais velha

Getnet Yetwale e Dinkalem Ayele, nascidos em dezembro de 2000, participaram da Copa do Mundo Sub-20 de atletismo na Dinamarca

Publicado: 01/04/2019 às 17:00

Getnet Yetwale (E) e Dinkalem Ayele (D) são etíopes de 18 anos, segundo a Associação de AtletismoDois atletas da Etiópia disputaram a Campeonato Mundial de Atletismo Cross Country Sub-20 em Aarhus, na Dinamarca, no último fim de semana. Mas o resultado ficou em segundo plano. Após a divulgação das fotos da competição, as imagens de dois corredores de 18 anos que aparentavam ser bem mais velhos circulou rapidamente pelas rede sociais. 

Os internautas reagiram com espanto ao saberem a idade dos jovens atletas etíopes e duvidaram do ano de nascimento deles. Getnet e Dinkalem, porém, estão registrados Associação Internacional de Atletismo (IAAF) como nascidos em dezembro de 2000.

Dinkalem Ayele nasceu, segundo a IAAF, em 19 de dezembro de 2000. E Getnet Yetwale, em 10 de dezembro do mesmo ano. Apesar de ficarem famosos nas redes, os dois etíopes não tiveram tanto destaque na prova. Dinkalem ficou em décimo lugar, enquanto Getnet terminou em 21º. Outro compatriota deles liderou a prova, Milkesa Mengesha se mantece na frente e sagrou-se campeão mundial na Dinamarca. 
 
Confira o post:
 
 

 
Não é a primeira vez 

 
No mesmo torneio em 2018, em Tampere, na Finlândia, um caso parecido tomou conta da internet. Girmawit Gebrzihair, também etíope, ficou em terceiro lugar na prova feminina de 5 mil metros do Campeonato Mundial Sub-20. Nascida em novembro de 2001, sua aparência física também deu o que falar e chegaram a duvidar da identitade da jovem. Para a Associação Internacional de Atletismo, Girwait tinha 16 anos.
 
Veja a foto de Girmawit Gebrzihair:
 
Bronze nos 5.000m do Mundial de 2018, Girmawit Gebrzihair está registrada como nascida em 2001
 

*Estagiário sob supervisão de Maíra Nunes
Mais de Acervo