Acervo
DUATHLON

Na véspera da prova, congresso técnico reúne atletas e explica detalhes da Power34 Recife

Evento ocorreu no Hotel Luzeiros e detalhou as regras e recomendações para os participantes; corrida será neste domingo

Publicado: 07/10/2017 às 20:00

O congresso explicou regras, percursos e recomendações da corrida, além de esclarecer dúvidasAgora, é só esperar a largada. Na tarde deste sábado, foi dado o último passo na organização do Power34 Recife, competição de duathlon que acontece neste domingo na Via Mangue. No Hotel Luzeiros, no Pina, foi realizado o congresso técnico que explicou regras, percursos e recomendações da corrida, além de esclarecer dúvidas dos participantes. A largada da competição será a partir das 6h, na arena montada no Shopping RioMar.

[SAIBAMAIS]Já na manhã deste sábado, os kits de participação, com camisa, porta chip e numeração para peito, bicicleta e capacete, foram entregues a todos os atletas. Depois, o diretor do Power34 Recife, Carlos Alexandria, iniciou a explicação sobre as questões mais importantes envolvendo a corrida. Recomendações de segurança, locais de colocação das bicicletas, pontos de hidratação e descarte de lixo e as distâncias para cada categoria foram os principais pontos abordados pelo diretor.
 

"Todos saíram daqui bem orientados e sem nenhuma dúvida com relação ao evento%u201D, disse Alexandria“Contamos com presença maciça dos atletas, que entendem o quão importante é ter esse momento antes da prova para explicar questões operacionais, regras, horários e tirar dúvidas. Todos saíram daqui bem orientados e sem nenhuma dúvida com relação ao evento”, assegurou Alexandria, que ainda lembrou da necessidade de explicar todos os detalhes da corrida, já que ela está dentro dos padrões dos campeonatos internacionais do duathlon e contará pontos para o ranking pernambucano do esporte.

O congresso também teve a participação do delegado de arbitragem da prova, Marcelo Vaz. Além dele, o Power34 Recife contará com 16 árbitros aptos pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri). “A nossa função não é punir, mas tornar a prova justa e dentro da regra. Quesitos como a transição e o descarte de materiais na pista podem gerar penalização, e é preciso ter atenção com relação à colocação do capacete e à conduta dentro da área de transição, que é geralmente onde os atletas mais cometem falhas”, explicou o árbitro durante a palestra.

Vaz ainda lembrou que existirá o chamado penalty box, espaço onde os atletas que cometerem qualquer tipo de irregularidade cumprirão uma punição. “Quem vir seu nome no penalty box precisa passar um tempo parado dentro do espaço para cumprir a punição. Nessa hora, é melhor aceitar em vez de discutir, já que os árbitros registram tudo ao final da corrida”, continuou. Todos os atletas que foram ao congresso têm o direito de recorrer a uma eventual punição.

Expectativa alta

Um dos atletas presentes ao congresso, Almir Augusto avaliou o evento como positivo. Prestes a participar de sua primeira prova de duathlon, ele se vê munido de conhecimento suficiente após a palestra. “Costumo fazer alguns treinos amadores e estava acompanhando a divulgação do evento e resolvi participar. Não conhecia as regras, só li algumas coisas no regulamento, e hoje vim me inteirar mais sobre tudo”, colocou.

A um dia da realização da corrida, Almir, que participará da prova de contrarrelógio, acredita no sucesso do Power34 Recife. “Pelo que estou vendo, vai ser muito bacana. Muita gente vai participar e inclusive quem não conhecia o esporte ficou sabendo, já que tem se falado muito sobre. Vai ser um dia de festa para os atletas”, finalizou.
 
Serviço
Power34 Recife
Local: Shopping Rio Mar e Via Mangue
Número de atletas: 500
Bloqueio das vias: Via Mangue, desde a Ponte Estaiada até o Viaduto Dom João VI, das 3h30 até as 14h

Programação
6h: largada infanto-juvenil
7h: largada principal
8h: largada ciclismo contra-relógio
11h: premiação dos atletas
Mais de Acervo