Acervo
SPORT

Na estreia do técnico Daniel Paulista, Sport recebe Vitória em "decisão" contra rebaixamento

Aposta no técnico novato é a última cartada do Leão para evitar queda à Série B

Publicado: 15/10/2016 às 17:30

Diretores não esconderam o receio de deixar nas mãos de um iniciante o destino do clube[SAIBAMAIS]Pode um clube, a oito rodadas para o término da temporada, ter a sensação de recomeço? A resposta será positiva se o time em questão for o Sport. Neste domingo, às 18h30 (do Recife), o Leão entra em campo para a primeira partida de um campeonato à parte, dentro do Brasileiro. Um torneio de tiro curto, de dois meses, e que tem como único objetivo a manutenção na Série A. E para esse desafio, um novo comandante. "Novo", nesse caso, que se aplica de forma bem abrangente. Aos 34 anos, o ex-volante e ex-assistente técnico Daniel Paulista fará a sua estreia efetivado na função de treinador tendo, de cara, um desafio que muitos experientes não quiseram assumir. Tentar salvar o Leão do rebaixamento em apenas oito jogo. Oito finais. A primeira, na Ilha do Retiro, em um confronto direto contra o Vitória-BA.

Após a saída do técnico Oswaldo de Oliveira, que trocou o Sport pelo Corinthians, jogadores e comissão técnica fizeram uma espécie de união para salvar o clube do rebaixamento. Reconheceram todos os erros possíveis cometidos na temporada, dentro e fora de campo. Mas ao mesmo tempo, o discurso adotado é o de que o ano do Leão será decidido agora. E o momento é de olhar para frente. Tendo, como comandante, e última aposta, o novato Daniel Paulista.

Decisão que, por sinal, só foi bancada por conta do aval do elenco. Afinal, os diretores não esconderam o receio de deixar nas mãos de um iniciante o destino do clube. Tanto que procuraram dois treinadores para substituir Oswaldo de Oliveira. Ouviram negativas de Enderson Moreira e Milton Mendes. Assim foram os líderes do grupo, como o goleiro Magrão, o zagueiro Durval, o volante Rithely e o meia Diego Souza, que bancaram a experiência com Daniel Paulista. E fizeram uma espécie de pacto pelo técnico, por eles e pelo clube. Quase sempre contido nas entrevistas, Magrão foi o porta-voz do grupo e diante dos jornalistas prometeu que o Sport "não vai cair".  

Porém, o discurso não se tornará em prática apenas com boa vontade. Já contra o Vitória, Daniel Paulista terá que, apenas com dois treinamentos, corrigir falhas recorrentes do Leão neste Brasileiro. Uma das principais diz respeito a fragilidade defensiva. Com 48 gols sofridos, o Sport possui uma das piores defesas da Série A. E no treino da sexta, o novo treinador deu atenção especial ao setor.

Para isso, procurou reforçar o lado esquerdo, dando mais uma oportunidade ao prata da casa Renê. O que, no entanto, não significou a saída de Rodney Wallace do time. Isso porque o costarriquenho foi adiantado para a função de atacante aberto pela esquerda, substituindo Gabriel Xavier, suspenso pela expulsão contra os catarinense. Atuará assim em sua função de origem pela primeira vez desde que chegou ao Sport. Outro que ganha nova chance é o volante Neto Moura.

Sem procurar inventar e com o apoio dos jogadores e da torcida, que deve lotar a Ilha, Daniel Paulista tem em sua estreia como treinador praticamente um divisor de águas. Para ele e para o Sport. Não é pouca coisa.

Ficha do jogo

Sport
Magrão, Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Rithely, Neto Moura, Éverton Felipe, Diego Souza e Rodney Wallace; Rogério. Técnico: Daniel Paulista.  
  
Vitória
Fernando Miguel; Diogo Matheus, Kanu, Ramon e Diego Renan; Amaral, Marcelo, Tiago Real e Cárdenas; Kieza e Zé Eduardo. Técnico: Argel Fucks.

Local: Ilha do Retiro. Horário: 18h30. Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Márcio Soares Maciel (ambos de GO). Ingressos: R$ 10 (arquibancada frontal e lateral)
[GALERIA1] 
Mais de Acervo