Acervo
SANTA CRUZ
Há sete anos, Santa Cruz celebrava o título da Copa do Nordeste; relembre campanha
Com Grafite como destaque, tricolores venceram o Campinense na decisão
Publicado: 01/05/2023 às 16:36

[SAIBAMAIS]Como nomes marcantes no elenco comandado por Milton Mendes, como Tiago Cardoso, Danny Morais, Grafite, Keno, Léo Moura e João Paulo, o clube iniciou sua trajetória com uma derrota em casa para o Bahia, mas prontamente se recuperou no Grupo C, terminando na segunda colocação com uma campanha de três vitórias, um empate e duas derrotas. Nas quartas de final, o adversário foi o Ceará.
No jogo de ida, disputado no Arruda, o Santa Cruz saiu atrás no placar, quando Rafael Costa marcou para o Vozão ainda no primeiro tempo. Porém, a estrela de Keno começou a surgir na segunda etapa. Após bela troca de passes com Grafite e Wallyson, o atacante empatou a partida. No último minuto regulamentar, ele se sagrou o herói da virada após anotar um verdadeiro golaço no goleiro Everson, garantindo a vantagem para o duelo de volta.
No Castelão, o tricolor contou com mais uma grande atuação do goleiro Tiago Cardoso, que além de realizar complicadas intervenções, defendeu pênalti cobrado por Rafael Costa e salvou no rebote após finalização de Assisinho. Já no fim da partida, Wallyson marcou para garantir a vitória e a vaga na semifinal da Copa do Nordeste, onde o time teria novamente o Bahia pela frente, única equipe que havia derrotado o Santa Cruz na competição.
Mais uma vez fazendo a primeira partida no Arruda, o tricolor acabou saindo atrás do placar. Hernane Brocador aproveitou rebote de Tiago Cardoso e marcou o primeiro do Bahia. Já no fim da primeira etapa, Keno anotou mais um golaço para empatar. A virada veio com Grafite, que aproveitou passe de João Paulo, driblou o goleiro e balançou as redes com extrema categoria. Já no fim do jogo, Luisinho, ex-jogador do Santa, empatou em cobrança de pênalti.
Em 2016, no Dia do Trabalhador, o Time do Povo de Pernambuco escrevia um lindo capítulo de sua história. Do 1º de maio para o resto das nossas vidas! %uD83C%uDFC6%uD83D%uDC0D pic.twitter.com/Ypigvi4uHs
%u2014 Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 1, 2023
Porém, em plena Fonte Nova, o Santa Cruz venceu o Bahia por 1 a 0 e garantiu vaga na grande final. Grafite roubou a bola já no campo de ataque, passou por Marcelo Lomba e ficou livre para anotar mais um no Nordestão. Em jogo marcado por três expulsões e clima quente em Salvador, os pernambucanos conseguiram segurar o resultado até o apito final. A decisão foi contra o Campinense, que na outra semifinal, eliminou o Sport nos pênaltis.
Em um Arruda lotado, Grafite, de cabeça, marcou seu quinto gol na Copa do Nordeste, se igualando com Keno na artilharia do Santa Cruz na competição, e abriu o placar contra o Campinense. Já na segunda etapa, também com uma cabeçada, Tiago Sala empatou para a Raposa. Mas, nos acréscimos, Bruno Moraes, o general, garantiu a vitória tricolor na partida de ida da grande decisão.
No jogo que garantiu o título, o Santa Cruz saiu novamente atrás do placar. Após o 0 a 0 persistir no primeiro tempo, Rodrigão acertou um belo chute já na grande área e marcou para o Campinense, fazendo a festa da torcida no Amigão e levando a decisão momentaneamente para os pênaltis. Porém, aos 33 minutos, Arthur empatou o jogo e confirmou a conquista da Copa do Nordeste para o time do Arruda.
Confira a escalação do Santa Cruz na partida decisiva:
Tiago Cardoso; Vítor (Bruno Moraes), Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Leandro Lima (João Paulo) e Lelê (Wellington); Arthur, Keno e Grafite. Técnico: Milton Mendes.
Últimas

Mais Lidas
