Acervo
SANTA CRUZ
Geração 1985/86: Sem Danny, trio de veteranos passa a ser referência do Santa Cruz
Além de Pipico, os recém-chegados Derley e Elicarlos são os 'mais experientes' do grupo; trio equilibra baixa média de idade do elenco coral
Publicado: 31/03/2021 às 12:04

[SAIBAMAIS]116 dias mais velho que o ex-capitão, o atacante de 36 anos, além de ser referência no setor ofensivo do Arruda, onde soma quatro gols em oito jogos nesta temporada, se tornou o principal parâmetro de experiência aos jovens recém-promovidos da base tricolor. Já as novas peças Elicarlos e Derley, nascidos em 1985 e 1986 respectivamente, retornaram ao Recife neste início de temporada e vieram para ‘equilibrar’ a baixa média de idade do grupo coral.
PASSAGEM DE BASTÃO
Em sua despedida, transmitida ao vivo no canal oficial da Serpente no Youtube, Danny Morais comentou sobre o seu papel de líder e modelo aos jovens do grupo, que será transferido ao trio de veteranos.
“Eu venho desempenhando a função de líder há muito tempo. Vejo muita gente com potencial e essa ideia aflorando em muitos atletas. Não só a questão da liderança, mas também a de jogo. Fico muito feliz com os nossos meninos que estão começando a jogar e se destacar”, disse o ex-capitão à TV Coral.
Embora seja da mesma geração de Elicarlos e Derley, Pipico é, definitivamente, o principal pilar do elenco coral. Retomando o futebol virtuoso que o rendeu status de ídolo no Arruda, o atacante de 36 anos é entendido como ‘referência’ pela juventude tricolor, como afirmou Léo Gaúcho em sua última coletiva de imprensa.
Desde que chegou ao Arruda, em 2018, Pipico entrou em campo 82 vezes e balançou as redes 38 vezes: média de 0,46 gols por partida. Embora não tenha levantado nenhuma taça pelo Santa Cruz, o atacante foi artilheiro do Pernambucano 2020 e da Copa do Brasil 2019. Além disso, é o maior goleador dos últimos anos no Tricolor do Arruda.
VETERANOS E JOVENS
Somente no terço final, Léo Gaúcho, Vinícius Balotelli, Arian, Felipe Almeida, Maxwell, Madson e Ytalo são atletas com menos de 23 anos. No plantel, com as saídas de Didira e Paulinho, restaram Chiquinho, Célio Santos, William Alves, Martín Rodríguez e o recém-chegado Derley entre os jogadores com mais de 30 anos. Vale ressaltar que o elenco coral possui 39 jogadores.
Diante do Ypiranga-AP, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil, o Santa Cruz entrou em campo com uma média de 24 anos no time titular. Levando em conta os rivais, em especial o próximo adversário pela Copa do Nordeste, Sport, o número é bem menor. Para efeito de comparação, o 11 inicial ideal do Leão tem média beirando os 29 anos.
Últimas

Mais Lidas
