Análise do último ano, passagem na Seleção e adulteração de idade: quem é Leandro Lima
Cearense de 30 anos teve idade real descoberta quando estava no Porto, de Portugal
Publicado: 03/02/2016 às 09:00
[SAIBAMAIS]Nova aposta do Santa Cruz para a temporada, Leandro Lima carrega um passado que era recheado de esperança. Após surgir com destaque no São Caetano, em 2006, o meia era tratado como uma joia. Status que cresceu ainda mais no segundo ano entre os profissionais. Ele virou atleta do Porto, de Portugal, com um contrato de cinco anos. Tempo para se adaptar, brilhar e seguir carreira na Seleção Brasileira, onde já havia sido um dos destaques do Campeonato Sul-Americano Sub-20, em 2007.
No meio do caminho, contudo, um desencontro proposital de datas alterou a biografia do cearense de Fortaleza. Quando já estava na Europa, o meio-campista foi denunciado por ter adulterado a idade com a data de nascimento de 19 de dezembro de 1987. Na verdade, ele havia nascido dois anos antes.
O caso gerou uma punição pequena ao atleta. A justiça portuguesa entendeu que o jogador foi persuadido por empresários quando ainda era muito jovem. Assim, teve apenas três meses de suspensão e multa de pouco mais de mil euros. Ainda que o caso tenha atrapalhado, o fato é que Leandro Lima jogou pouco no Dagrão. O atleta acabou emprestado para vários clubes em sequência.
Passou por Vitória de Setúbal e União Leiria, de Portugal, além de rápidas aparições por Cruzeiro e Avaí. Foi na Coreia do Sul que o jogador começou a se firmar e ficou por quatro anos. Atuou pelo Daegu FC antes de chegar ao Jeonnam Dragons, onde esteve na última temporada, na primeira divisão do país.
Análise da última temporada
Com números do banco de dados Wyscout, especializado em análise de desempenho dos atletas, o Superesportes traçou um perfil de Leandro Lima na última temporada. O jogador destro esteve em campo em 23 partidas, sendo 11 como titular. Ele marcou apenas um gol defendendo o Jeonnam Dragons em 2015.
Taticamente, Leandro Lima ocupa toda a zona de meio-campo. Mostrando-se participativo através do mapa de calor, o atleta buscou muito o jogo na defesa da equipe e conduziu a bola até o ataque. Apesar de atuar mais centralizado, ele cai pelos lados para explorar o cruzamento. Outra característica marcante do jogador foram os chutes de fora de área.
Com relação aos passes, o meio-campista coral se caracterizou mais pela distribuição simples do jogo. Ele acertou 88,2% dos passes curtos. Já em enfiadas, foi 53,3% de acerto. Em lançamentos, por sua vez, conseguiu ter sucesso em 83,3% dos casos.
Sondagem do Santos?
Antes de fechar com o Santa Cruz, o meia de 30 anos esteve ligado ao Santos. Segundo notícia divulgada pelo portal Uol e reiterada pelo Globoesporte.com no começo deste ano, Leandro Lima havia sido indicado pelo técnico Dorival Júnior para o Santos. O treinador foi quem lançou o atleta em 2006 no São Caetano. Apesar da ligação, o negócio acabou não vingando.

