Acervo
CRUZEIRO

Tradição, títulos, dívida e amadorismo: história do Deportivo Quito serve de alerta ao Cruzeiro

Um dos clubes mais vitoriosos do futebol equatoriano deixou o seleto grupo dos grandes do país e, afundado em dívidas, praticamente sumiu do mapa

Publicado: 28/05/2020 às 06:00

Campeão nacional em 2011, Deportivo Quito amarga pior fase da história
Essa é a história de um time tradicional, detentor de muitas glórias e seguido por uma legião de fanáticos. Contudo, administrações irresponsáveis endividaram o clube, geraram punições da Fifa, rebaixamento nacional e colocaram quase tudo a perder.

[SAIBAMAIS]Impossível pensar no passado e no presente do Deportivo Quito, do Equador, e não se lembrar do Álex Aguinaga foi formado nas categorias de base do Deportivo Quito
O Deportivo Quito é o quinto maior clube em números de títulos do Campeonato Equatoriano, com cinco troféus. O Barcelona de Guayaquil tem 15, o Emelec possui 14, El Nacional detém 13, LDU figura com 11.

O clube enfrentou o Cruzeiro na Copa Libertadores de 2009. Houve empate por 1 a 1 no Equador e vitória cruzeirense por 2 a 0, no Mineirão.

O Deportivo Quito é pioneiro, sendo um dos fundadores do torneio nacional profissional. Aliás, o primeiro gol da história do Campeonato Equatoriano foi feito por um jogador do Deportivo Quito. Ernesto Guerra, em 10 de novembro de 1957, fez um dos gols da vitória sobre o Barcelona por 2 a 1, em Quito.

"O Deportivo Quito é um clube tradicional de Quito. Inicialmente, foi chamado de Argentina. Foi fundado na Praça do Teatro, um parque muito perto da Casa de Governo. Começou como Argentina, com a mesma camisa azul e branco. Em 1954, começou o profissionalismo. Naquele momento, teve que mudar de nome porque o regulamento proibia equipes com nomes de outros países ou marcas. Ganhou a primeira partida e marcou o primeiro gol do primeiro Campeonato Nacional de Futebol Equatoriano, em 1957. Nos anos 1980, apareceu essa figura gigantesca que foi Álex Aguinaga, o maior jogador da nossa história", disse o estudioso do Deportivo Quito, Antonio Ubilla.

Álex Aguinaga é considerado por muitos o maior jogador da história do futebol equatoriano. Ele começou a carreira no Deportivo Quito, em 1984. Ficou no clube até 1989, quando se transferiu para o futebol mexicano. Atuou no Necaxa e no Cruz Azul. No fim de carreira, jogou na LDU. Aguinaga é considerado o principal atleta do futebol equatoriano por ter comandado em campo o selecionado que avançou para a Copa do Mundo de 2002. Aquele foi o primeiro Mundial da Seleção Equatoriana.  
Mais de Acervo