Acervo
JEJUM

Para chegar na final da Copa do Brasil, Athletico terá que quebrar tabu

Furacão só venceu o Grêmio por três gols de diferença uma vez, na Copa Sul-Minas de 2002

Publicado: 02/09/2019 às 17:09

Roni e Kannemann disputam espaçoApós perder por 2 a 0 para o Grêmio no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, no Rio Grande do Sul, o Athletico Paranaense terá que quebrar tabu para avançar à finalíssima da competição. Para se classificar, o rubro-negro terá que vencer por três gols de diferença, placar que não aplica no imortal desde 2002. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, na Arena da Baixada.

A tarefa do Athletico é indigesta. Reverter um placar de 2 a 0 é difícil, e piora com o histórico jogando contra. O Athletico, ao longo de 64 jogos contra o Grêmio, só venceu o tricolor por três gols de diferença uma vez, na semifinal da Copa Sul-Minas de 2002. Na ocasião, o clube paranaense aplicou um convincente 5 a 1, com três gols de Adauto, no Estádio Olímpico. De lá pra cá, apenas sete vitórias do rubro-negro em 38 jogos, sendo duas por 2 a 0 - placar que levaria o jogo para as penalidades.

Se o confronto direto não favorece o time paranaense, as dez vitórias por três gols de diferença nos 51 jogos disputados pelo time no ano são o que encorajam o torcedor a acreditar. Além disso, a promessa de uma arena lotada e a ‘fé’, defendida por Tiago Nunes, técnico do furacão, impulsionam o time rumo à reviravolta histórica.

O Grêmio, por sua vez, não perde por três gols de diferença desde 2016, quando, com o time reserva, foi goleado pelo Santa Cruz pelo placar de 5 a 1. Perder por 2 a 0 também não é comum para o imortal. A última vez foi na 36ª rodada do Brasileirão 2018, na derrota para o Sport. O clube, que já venceu a Copa do Brasil cinco vezes, tem na solidez defensiva a grande chave para chegar a mais uma final.
Mais de Acervo