Acervo
O futebol antes das bicicletas: o Parque da Jaqueira já foi o berço do futebol local
Entre as décadas de 1920 e 1930, a Jaqueira teve um campo onde foram disputadas partidas decisivas pelo Campeonato Pernambucano
Publicado: 10/08/2018 às 15:00

As origens
O Parque da Jaqueira percorreu um longo trajeto, antes mesmo de abrigar um campo de futebol. Para além das disputas dentro dos gramados, o solo do parque mais famoso do Recife também foi palco de batalhas armadas. Um dos seus primeiros registros ocorreu ainda no século 17, no embate entre luso-brasileiros e holandeses que tentavam capturar o forte no Arraial Velho do Bom Jesus. No século seguinte, o terreno, durante muito tempo, fez parte do sítio de um rico comerciante recifense, Henrique Martins.
]Pouco a pouco, no século 19, entre as décadas de 1920 e 1930, o antigo sítio deu lugar ao conhecido Campo da Jaqueira, um dos primeiros estádios do Recife na era amadora do futebol, conhecido também como América Parque - uma vez que o América era o time que jogava como mandante no estádio.
As memórias
O início desta história começou no dia sete de novembro de 1920. O duelo entre Sport e CSPeres inaugurou a primeira partida das 474 realizadas no Campo da Jaqueira. Com um placar elástico dos rubro-negros, o Sport sagrou-se como o primeiro time a vencer na “inauguração” do estádio, ganhando por quatro a um a equipe do CSPeres.

No dia três de abril de 1941, a partida entre Santa Cruz e Great Western, marcou a despedida do campo da Jaqueira, depois de 21 anos de história. O confronto terminou com o placar de quatro a um para os tricolores. A partir dali, o campo da Jaqueira deixaria de fazer parte do calendário do futebol pernambucano. Ficariam as lembranças.
Ao todo, dez títulos foram decididos no campo. O Sport foi o primeiro campeão do estádio, ao vencer o Santa Cruz pelo placar de 1 a 0, com gol de Becker, no dia três de abril de 1921. Mas foi o Santa que mais vezes levantou troféus durante as duas décadas no estádio da Jaqueira. Foram três títulos conquistados, em 1931, 1933 e 1935. Em termos de estatística, o maior vitorioso no Campo da Jaqueira durante os 20 anos de trajetória foi o Santa Cruz, com 85 vitórias em 142 jogos disputados. Ao todo, 20 clubes jogaram no estádio e a rede balançou, nada mais nada menos que 2406 vezes.
Para além do estádio

Prova disso é o Tramways, que triunfou no Campo da Jaqueira de maneira memorável. Clube dos donos que administravam a rede elétrica de bondes do Recife, The Pernambuco Tramways & Power Company Limited, foi protagonista de um feito histórico que jamais se repetiu na história do futebol pernambucano. Conquistou o bicampeonato de forma invicta nos anos de 1936 e 1937, do Sport em ambos os anos.
Últimas

Mais Lidas
