Acervo
CRUZEIRO

Minas Arena notificará criadora do Pro Evolution Soccer por utilizar imagem e termos Toca III e Mineirão no game

Operadora do Mineirão afirma que não foi consultada pela empresa Konami

Publicado: 21/08/2018 às 17:30

Operadora do Mineirão afirma que não foi consultada pela empresa Konami, desenvolvedora do gameA operadora Minas Arena notificará a empresa Konami, desenvolvedora do game Pro Evolution Soccer (PES), por utilização da imagem do estádio Mineirão e dos termos “Toca da Raposa III” e “Mineirão” no jogo sem sua autorização prévia.

Na versão internacional, PES utiliza termo Toca da Raposa III para se referir ao Mineirão

Na versão nacional, PES utiliza termo Mineirão, mas, segundo Minas Arena, não tem autorização para isso

[SAIBAMAIS]Como o Superesportes informou nesta terça-feira, nas versões estrangeiras do site da Konami, o Mineirão aparece como “Toca da Raposa III”, apelido dado pela torcida do Cruzeiro, em alusão aos nomes de seus centros de treinamento – Toca da Raposa I e II.

Já na versão brasileira da página da empresa dona do jogo, o estádio aparece com o tradicional nome de “Mineirão”. Mas, segundo a Minas Arena, responsável pela gestão do estádio até 2037, não houve negociação com a Konami para exploração da imagem e do nome do estádio. Além disso, o termo “Toca da Raposa III” é inadequado por não “conferir isonomia a todos os clubes mineiros”, como prevê o contrato de concessão firmado com o governo do estado de Minas Gerais.

Em nota enviada ao Superesportes, o Mineirão se posicionou acerca do tema: 

”Com relação à notícia veiculada na imprensa sobre a alteração do nome do Estádio Mineirão na versão 2019 em jogo de vídeo game, somente a concessionária que o administra possui os direitos de comercialização da imagem e nome do estádio. A empresa responsável por este uso será notificada. 

Conforme o contrato de Parceria Público-Privada firmado com o Estado, é responsabilidade da concessionária zelar pelo patrimônio do estádio e conferir isonomia a todos os clubes mineiros em quaisquer assuntos relacionados ao Complexo Mineirão”, diz a nota.

Posição do Cruzeiro

Segundo o diretor comercial do Cruzeiro, Robson Pires, a opção por descrever o estádio dessa forma no game foi realizada de comum acordo entre a desenvolvedora do jogo e o clube celeste.

“É uma denominação. Já está no imaginário, na cabeça do torcedor e é amplamente utilizada”, disse Robson ao Superesportes.

Sobre a diferença entre a denominação do estádio entre as versões estrangeiras e brasileira do site da Konami, o diretor disse não ter conhecimento.

O Mineirão passou a receber quase que exclusivamente jogos do Cruzeiro desde maio de 2012, quando o Atlético decidiu mandar a maioria de suas partidas no estádio Independência. Por não ter mais que dividir o Gigante da Pampulha com o rival, a torcida celeste passou a tratar o estádio como uma “terceira” Toca da Raposa.

Além do Mineirão, o PES 2019 permitirá ao jogador atuar em outros estádios brasileiros, como Maracanã, São Januário, Allianz Parque, Arena Corinthians, Beira-Rio, Morumbi e Vila Belmiro.

O jogo será lançado no dia 28 de agosto e estará disponível para PlayStation 4, Xbox One e para PC.
Mais de Acervo