Acervo
ATLÃ?TICO

Todo cuidado é pouco: no Independência, Atlético só venceu uma partida contra times piores na tabela; próximo rival é o lanterna

Desempenho é ainda mais baixo diante de equipes que vivem mau momento

Publicado: 08/11/2017 às 06:30

Robinho enfrenta dois marcadores durante a vitória do Atlético por 1 a 0 sobre o São Paulo, no HortoEm 16 jogos disputados em casa pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético venceu apenas quatro. São outros quatro empates e oito derrotas em um ambiente que costumava ser ‘hostil’ aos adversários. E, para tornar o cenário ainda mais complicado, os comandados de Oswaldo de Oliveira precisam lidar com uma informação preocupante: no Independência, a equipe alvinegra só só venceu uma vez contra times piores na tabela durante toda a competição.

O número chama atenção pelo fato de que o próximo rival é o Atlético-GO, lanterna do Brasileirão. As equipes se enfrentam a partir das 20h desta quinta-feira, no Independência, pela 33ª rodada.

“(Fico) Triste e insatisfeito com o rendimento, principalmente em casa. Era a nossa força. Todos respeitavam. Agora, aprenderam a jogar com a gente em nossos domínios”, analisou o zagueiro e capitão Leonardo Silva, em entrevista na Cidade do Galo.

Ameaçados que metem medo

Valdívia em ação no jogo contra a Chapecoense; meia-atacante deve voltar ao time titular do AtléticoO Atlético encarou seis adversários que encerraram a rodada anterior em posição pior à colocação do time mineiro na tabela do Campeonato Brasileiro. Nesse caminho, venceu uma, empatou uma e perdeu quatro vezes. O aproveitamento é de apenas 22,2% dos pontos.

O único triunfo foi contra o São Paulo, por 1 a 0. Na ocasião, o Atlético iniciou a 27ª rodada na 11ª posição; a equipe paulista, por sua vez, estava em 17º e ainda brigava para deixar a zona de rebaixamento.

Na nona rodada, o Atlético empatou por 2 a 2 contra o Sport, que também estava em posição pior na classificação. As quatro derrotas foram contra Atlético-PR (1 a 0, na sétima rodada), Bahia (2 a 0, na 15ª), Vitória (3 a 1, na 25ª) e Chapecoense (3 a 2, na 29ª).

Contra rivais de cima

O desempenho contra equipes que ocupavam melhores lugares que o Atlético também não é dos melhores. Em dez partidas, foram três vitórias, três empates e quatro derrotas. O aproveitamento é de 40%, quase o dobro (em pontos percentuais) que o conquistado contra times piores na classificação.

A vitórias foram contra Avaí, Cruzeiro e Flamengo; os empates, diante de Palmeiras, Ponte Preta e Botafogo. O Atlético saiu derrotado dos jogos contra Corinthians, Vasco, Santos e Fluminense.

Vitória contra o lanterna Atlético-GO pode dar sobrevida ao sonho alvinegro de conquistar uma vaga na Copa Libertadores. Apesar dos resultados irregulares, os jogadores e a comissão técnica garantem: o objetivo ainda é terminar o campeonato no G7. Atualmente, o Atlético ocupa a 12ª posição, com 42 pontos - cinco a menos que o sétimo colocado Flamengo.

Veja a lista de jogos disputados pelo Atlético como mandante no Campeonato Brasileiro e a situação dos adversários no início da rodada em que houve o confronto

2ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 1 x 2 Fluminense

3ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 2 x 2 Ponte Preta

5ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 1 x 0 Avaí

7ª rodada

Adversário abaixo na tabela
Atlético 0 x 1 Atlético-PR

9ª rodada

Adversário abaixo na tabela
Atlético 2 x 2 Sport

11ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 3 x 1 Cruzeiro

13ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 0 x 1 Santos

15ª rodada

Adversário abaixo na tabela
Atlético 0 x 2 Bahia

16ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 1 x 2 Vasco

18ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 0 x 2 Corinthians

20ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 2 x 0 Flamengo

23ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 1 x 1 Palmeiras

25ª rodada

Adversário abaixo na tabela
Atlético 1 x 3 Vitória

27ª rodada

Adversário abaixo na tabela
Atlético 1 x 0 São Paulo

29ª rodada

Adversário abaixo na tabela
Atlético 2 x 3 Chapecoense

31ª rodada

Adversário acima na tabela
Atlético 0 x 0 Botafogo
Mais de Acervo