Acervo
ATLÃ?TICO

América anuncia a saída de Gustavo Blanco, que deve assinar com Galo até o fim de 2018

Volante vai passar por exames e, se aprovado, assina contrato com Atlético

Publicado: 29/06/2017 às 12:44

Ricardo Drubscky disse que o clube fez o possível para que Gustavo Blanco permanecesseO América anunciou na manhã desta quinta-feira a saída do volante Gustavo Blanco. Exames médicos separam o atleta do Atlético. Se aprovado, assina contrato por empréstimo até o fim da temporada 2018. O Galo confirma as negociações e deve anunciá-lo ainda nesta semana.

O diretor de futebol do América, Ricardo Drubscky , diz que o clube fez o possível para que Blanco permanecesse. Inicialmente, o atleta entendia que essa era a melhor opção para a carreira. Uma nova proposta do Atlético, contudo, fez o jovem volante mudar de ideia.

“Bom dia a todos, bom dia ao torcedor americano. Estamos aqui para fazer algumas declarações com respeito a algumas questões administrativas do clube. O atleta Gustavo Blanco já não faz mais parte do elenco do América. É de conhecimento público que houve um interesse do Atlético Mineiro para a contratação dele, e o Bahia o concedeu”, disse o dirigente.

“Quando nós montamos o elenco para 2017, nós tivemos que contratar vários jogadores, e todos os jogadores observados e que queríamos realmente. O Blanco foi um deles, e assim como ele, há outros no clube e que a gente, sem onerar o orçamento, precisava dos jogadores e tivemos que aceitar algumas condições dos clubes cedentes. E apesar de estarmos participando como alguma parte do valor do empréstimo que o Bahia faz ao Atlético, o valor de vitrine, nos rendemos às leis do mercado. O mercado nos obriga a fazer isso. Então, a gente solicitou o Blanco, com empréstimo gratuito pagando os salários, mas com a condições que ele poderia sair com uma proposta onerosa como aconteceu. A gente trabalhou para que ele permanece, fizemos o que o América poderia fazer. O garoto, empresário, o pai dele, todos diziam que ele ia permanecer, era interesse dele permanecer. Mas as coisas mudaram de dois, três dias para cá. A gente não quer entrar no mérito da questão porque estaríamos especulando, mas com certeza algo de diferente aconteceu na proposta feita a ele, que o seduziu”, afirmou Drubscky.

O diretor do América ainda agradeceu a passagem do volante pelo clube. “Mas, de qualquer forma, a gente deixa mensagem de agradecimento ao Blanco, que foi útil. Nos dá um prazer muito grande saber que outros clubes se interessam pelos jogadores que a gente contrata, isso significa que estamos buscando jogadores certos. Temos no elenco outros jogadores especulados, mas para o bem do América, a gente está conseguindo manter. Mas o Blanco não conseguimos. Desejamos sucesso na trajetória, agradou pelo que desempenhou. E o perfil do Blanco jogou semente interessante para garotos da base. Por exemplo, o Cristhian, o Messias e o próprio Zé Ricardo viram um garoto da idade deles se sobressaindo. A gente lamenta que perdeu, mas tranquilizo a torcida e digo que nós temos jogadores à altura para substitui-lo, para mantar o América numa ascendente. Fizemos todo o possível, tivemos a certeza de que ficaria, mas algumas coisas aconteceram e não tivemos condições de segurar. Vida que segue, estamos trabalhando muito forte para voltar à Primeira Divisão”, acrescentou.

As reviravoltas têm sido constantes na negociação do Galo para ter o atleta no elenco. No início do mês, o Atlético fez uma sondagem ao Bahia. As negociações não evoluíram. O pai do jogador, inclusive, descartou o acerto com o Galo. “Ele ficou muito honrado pelo interesse do Atlético, mas optou por seguir evoluindo, ter uma sequência no América”, disse Laurindo Macedo.

Mas o Atlético não desistiu. Na apresentação do volante Roger Bernardo, dia 19 deste mês, o presidente Daniel Nepomuceno se esquivou de questionamento sobre o andamento das conversas por Blanco, mas confirmou que o jovem destaque americano continuava na mira do Atlético.

“Não falo de contratações até o contrato estar assinado. Ele é um jogador muito bom, que a gente avalia há um bom tempo. Até li a declaração do pai. Nunca conversei com o empresário dele nem com o jogador ou o pai. Minha relação com o América é excelente. Não tem nem que dizer que acabou nem que dizer que nunca teve. Está dentro do que a gente espera. Ainda tem água para rolar nesse rio”, afirmou o dirigente atleticano, na ocasião.

O Galo voltou à carga nesta semana e conseguiu a liberação do Bahia. Blanco também aceitou as condições oferecidas. Gustavo Blanco será um dos reforços na disputa da Copa Libertadores. O Atlético pode substituir até seis atletas na lista enviada à Conmebol.
Mais de Acervo