Acervo
LIBERTADORES

Técnico com passagem pelo Barça, artilheiro das América: saiba mais sobre rival do Galo

Libertad, do Paraguai, tem apenas um ponto no Grupo 6 da Copa Libertadores

Publicado: 19/04/2017 às 07:45

Espanhol Fernando Jubero, 43 anos, foi O Atlético “fecha o turno” do Grupo 6 da Copa Libertadores nesta quarta-feira contra o Libertad, às 21h45, Estádio Nicolás Leoz, em Assunção, no Paraguai. Enquanto o Galo soma quatro pontos, com um empate frente ao Godoy Cruz (ARG) e uma vitória sobre o Sport Boys (BOL), os paraguaios vêm de empate com os bolivianos e derrota para os argentinos.

Saiba mais sobre o adversário do Atlético desta quarta-feira

O comandante


O espanhol Fernando Jubero, de 43 anos, é o técnico do Libertad. Começou a carreira aos 20 anos. Teve passagens pelas  categorias de base do Barcelona, onde foi “olheiro” do clube catalão. Em 2012, resolveu se aventurar na América do Sul, mais precisamente no Paraguai. Passou pelo Guaraní e Olimpia até assumir o Libertad.

“Jubero é um técnico com perfil muito ofensivo. Suas equipes sempre têm muitos gols, mas ainda não ganhou nenhum título como treinador na Primeira Divisão”, diz o repórter paraguaio Victor Sostoa, do Diário Última Hora.

A referência


Veterano centroavante Santiago Salcedo, de 35 anos, é a referência no ataque do LibertadO centroavante Santiago Salcedo, de 35 anos, é artilheiro e principal jogador do time. Experiente, ele já passou por grandes clubes da América do Sul, como River Plate, Newell's Old Boys e Cerro Porteño. Em julho de 2016, recebeu o prêmio Chuteira de Ouro da revista “Don Balón” por ter sido o maior artilheiro de todas as ligas da América. Salcedo marcou 43 gols, 30 pelo Sol de América e 13 pelo Libertad. Ele é o terceiro jogador paraguaio com mais gols em atividade, atrás de Óscar Cardozo e Roque Santa Cruz. E o matador conhece bem a Copa Libertadores. Foi artilheiro da competição em 2005, com nove gols, quando atuava pelo Cerro Porteño. “Santiago Salcedo é a máxima referência. É o segundo artilheiro do futebol paraguaio atualmente. Só perde para Rodrigo López, do Guaraní”, diz Victor Sostoa.

O time


O Libertad deve jogar com Rodrigo Muñoz; Alan Benitez, Luis Cardozo, Salustiano Candia e Sergio Vergara; Iván Ramírez, Sergio Aquino, Angel Lucena e Jesús Medina; Antonio Bareiro e Santiago Salcedo.

“O goleiro Muñoz, o volante Sergio Aquino e o atacante Santiago Salcedo são os mais experientes. Os jovens Alan Benitez, Ramírez, Lucena e Medina atravessam um grande momento futebolístico”, destaca o jornalista.

O estádio


O confronto será no Estádio Nicolás Leoz. É um estádio pequeno, com capacidade para 12 mil pessoas. Mas não costuma ter um ambiente de caldeirão, já que o Libertad não é um clube de massa no Paraguai. “O estádio deve receber aproximadamente oito mil torcedores no jogo desta quarta”, diz o repórter Victor Sostoa.
Mais de Acervo