Acervo
CAMPEONATO BRASILEIRO
STF rejeita apelo do Flamengo e decide que título de 1987 é só do Sport
Após 30 anos de impasse, tribunal decide a favor do clube pernambucano
Publicado: 18/04/2017 às 15:55
Uma das maiores discussões do futebol brasileiro ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (18/4): o Campeonato Brasileiro de 1987. Para o Supremo Tribunal Federal (STF), o Flamengo não pode ser considerado campeão nacional daquele ano. Com isso, o Sport continua sendo o único clube declarado detentor do troféu do torneio. A matéria foi votada antes de processos importantes, como, por exemplo, o fim do foro privilegiado a políticos.

O voto do ministro Luis Roberto Barroso foi pela divisão do título, ou seja, a favor do recurso do Flamengo. O ministro Alexandre de Moraes, corintiano, foi de encontro ao colega e acompanhou o voto do relator Marco Aurelio Mello, que entendeu que a taça deve ser somente do Sport. Rosa Weber, então, deu o voto de minerva, declarando o time pernambucano como o único vencedor daquele ano.
O ministro Luis Fux, que votaria na matéria, se declarou impedido de analisar o caso. O filho dele, Rodrigo Fux, é o advogado do clube carioca no caso.
Entenda o caso
A confusão sobre o título brasileiro de 1987 começou com o enfraquecimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que, em meados dos anos 1980, estava sem dinheiro para organizar um campeonato com 40 clubes.
Os clubes, então, resolveram organizar a competição e criaram o Clube dos 13 (os fundadores foram Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco). Com o aval da CBF, realizaram a Copa União, que ainda contou com Coritiba, Santa Cruz e Goiás como convidados.
Porém, a CBF decidiu criar um torneio paralelo, também com 16 equipes. O torneio organizado foi chamado de Módulo Amarelo, enquanto a entidade máxima do futebol nomeou a competição do Clube dos 13 de Módulo Verde.
Para valorizar o torneio, esvaziado das principais equipes do país, a CBF sugeriu ao Clube dos 13 que os dois melhores do Módulo Verde enfrentassem, em quadrangular, os dois melhores do Amarelo, para assim definir o campeão brasileiro de 1987. No entanto, a proposta foi negada pelo C13 e os campeonatos começaram sem um acordo entre os órgãos.
Ao fim do Módulo Verde, o campeão (Flamengo) e o vice (Internacional) não aceitaram enfrentar Sport e Guarani, que dividiram o título do Amarelo depois de uma decisão por pênaltis tumultuada, que acabou em 11 x 11.
Para a CBF, Flamengo e Inter foram considerados desistentes e perderam por WO. Em Campinas, Guarani e Sport empataram por 1 x 1, mas, na Ilha do Retiro, os pernambucanos venceram por 1 x 0 e a entidade máxima do futebol brasileiro os considerou campeão brasileiro de 1987. Em 1988, Sport e Guarani participaram da Copa Libertadores da América.
*Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira
Últimas

Mais Lidas
