Há 40 anos, durante a campanha do Cruzeiro na Libertadores de 76, morria Roberto Batata
Time celeste conquistou naquele ano o primeiro título da Copa Libertadores
Publicado: 13/05/2016 às 12:35
[GALERIA1]
Há quatro décadas, o dia 13 de maio ficaria marcado como um dos mais tristes na história do Cruzeiro. Nesta data, em 1976, morria em um trágico acidente automobilístico o atacante Roberto Batata.
Ele viajava de carro pela rodovia Fernão Dias, para visitar a família em Três Corações. No quilômetro 182, sofreu um acidente fatal, aos 27 anos. O jogador era titular no time celeste e faleceu durante a disputa da Copa Libertadores da América, o que comoveu os torcedores, que lotaram o cortejo fúnebre do atleta.
Na partida seguinte do Cruzeiro no torneio internacional, contra o Alianza Lima, do Peru, no Mineirão, foram prestadas homenagens ao atacante. O pistonista da banda da Polícia Militar tocou “Silêncio”. E os companheiros estenderam ao lado do campo uma camisa com o número 7, tradicionalmente utilizada pelo jogador.
Para completar, o Cruzeiro venceu a partida por 7 a 1, com quatro gols de Jairzinho e três de Palhinha. A referência à camisa de Batata no placar acabou sendo a maior homenagem do time ao ex-companheiro. Depois daquele jogo, o Cruzeiro passou por LDU do Equador e o River Plate, da Argentina, conquistando pela primeira vez na história celeste o título da Copa Libertadores.
Roberto Batata marcou 111 gols com a camisa do Cruzeiro e é o 11º maior artilheiro da história do clube.

