Acervo
AMÃ?RICA
Após grande campanha na Série B, América mostra lentidão no planejamento para a elite
Além de demitir diretor de futebol Osvaldo Torres sem maiores explicações, clube não renovou contrato de nenhum jogador até aqui e trouxe apenas desconhecidos
Publicado: 04/12/2015 às 08:00

Segundo apurou o Superesportes, os atletas que estão nos planos para 2016 são o goleiro Fernando Leal; o lateral-direito Walber; os zagueiros Wesley Matos e Alison; o volante Leandro Guerreiro e o armador Tony. O volante Rodrigo Souza, do Cruzeiro, e o atacante Pablo, do Atlético, dependem de novos empréstimos para continuarem no Lanna Drumond. O restante deve ser liberado.
O problema é que o clube ainda não resolveu o destino de nenhum atleta. Uma fonte ligada ao meio do futebol disse à reportagem que a “situação é no mínimo estranha, pois, se o América deseja manter os jogadores, deveria ter procurado cada um assim que alcançou o retorno à Primeira Divisão”.
Como se não bastasse a falta de informações sobre o grupo para 2016, Base para 2016?
Quando a Série B se aproximava do fim, o discurso dos mandatários era de que o América teria uma base do time que subiu para o ano seguinte. O que a torcida vê, porém, são apenas três titulares garantidos para 2016: o goleiro João Ricardo (dez/2018), o armador/lateral-esquerdo Xavier (dez/2017) e o atacante Richarlison (jun/2018).
O fato de o clube ter garantido o acesso com uma rodada de antecedência poderia significar ganho de tempo para as renovações, mas nenhum titular assinou novo acordo até aqui.
Os outros jogadores com contratos mais longos são formados na base do clube: Glaycon (goleiro), Messias (zagueiro), Bryan (lateral-esquerdo), Renato Bruno (volante), Diego Henrique (volante), Renato Silva (armador), Paulinho Silva (armador), Patrick Allan (armador), Bruno Sávio (atacante) e Rubens (atacante). Desses, apenas Bryan e Bruno Sávio fizeram mais de 20 jogos em 2015.
Há também quem retorna de empréstimo, casos do lateral-direito Marcelinho, dos laterais-esquerdos Danilo e Carlos Renato, do zagueiro Williams, do volante David Silva e do armador Kaio – este negocia uma renovação para 2016. Danilo é o mais experiente: foi emprestado por dois anos ao Sport e marcou nove gols em 58 partidas.
Como nenhum dirigente prestou esclarecimentos à reportagem (nem sobre as declarações de Osvaldo Torres), é possível que o América queira trabalhar no mais absoluto sigilo e impedir o vazamento de informações à imprensa. Contudo, ao buscar notícias de outros clubes da Série A, haverá a ideia de que o Coelho projeta 2016 numa calmaria perigosa.
Últimas

Mais Lidas
