Acervo
CRUZEIRO

Possibilidade de G5 quadruplica chance celeste de Libertadores; matemático aponta o caminho

Cruzeiro precisa vencer seus três jogos e torcer por tropeços dos concorrentes diretos, inclusive o São Paulo, que jogará contra o Atlético nesta quinta-feira

Publicado: 17/11/2015 às 08:01

Cruzeiro está invicto há 11 jogos neste BrasileiroO que parecia impossível começa a desanuviar. A chance de o Cruzeiro chegar à Copa Libertadores de 2016 ainda é pequena, mas palpável. Em contato com o Superesportes, o professor de matemática da UFMG Gilcione Nonato, um dos responsáveis pelo grupo de estudos de probabilidades no futebol, apontou o caminho da Raposa para a façanha.

Primeiro passo

O primeiro e primordial passo para sonhar é: vencer os três jogos restantes, contra Palmeiras (f), Joinville (c) e Internacional (f). Um fator que aumentaria em quatro vezes as chances de o Cruzeiro ir à Libertadores seria o título da Copa do Brasil do Santos, para abrir uma quinta vaga no Brasileiro - desde que o Peixe termine o Brasileiro em quarto. Hoje, a probabilidade de G4 da Raposa é de pouco mais de 2%, enquanto de G5 é de 8%.

”O Cruzeiro ressurgiu por causa da sua boa sequência e pela possibilidade de o Santos ser campeão da Copa do Brasil, o que quadruplica as chances celestes”, confirma o professor. Se vencer os três jogos, o Cruzeiro chegará aos 60 pontos. Curiosamente, em outras três oportunidades no Brasileiro um clube com 60 pontos avançou à Libertadores, e em todas elas isso ocorreu por meio do G5: com o Paraná em 2006, com o próprio Cruzeiro em 2007 e com o Inter em 2011.

Segundo passo

Se esses dois fatos ocorrerem (vitórias consecutivas e título do Santos), o Cruzeiro entra na briga com chances reais. E aí seu principal concorrente passa a ser o São Paulo. O ideal é que o Tricolor perca pontos já nos dois próximos jogos, contra Atlético e Corinthians, porque as duas partidas finais são teoricamente mais fáceis: Figueirense e Goiás.

Se o Tricolor vencer o Atlético na próxima rodada, volta a abrir cinco pontos da Raposa e esfria muito a disputa para os cruzeirenses. Um cenário perfeito para o Cruzeiro na próxima rodada é de vitória do Galo sobre o São Paulo e derrota do Corinthians para o Vasco. Assim, o Timão faria o clássico com o Tricolor precisando da vitória para ser campeão. Com essas duas derrotas do São Paulo, a Raposa poderia terminar a 36ª rodada um ponto à frente do adversário e não dependeria de outros resultados nos dois jogos subsequentes.

Terceiro passo

O segundo maior concorrente do Cruzeiro seria o Inter, de acordo com o matemático da UFMG. Como o clube celeste ainda tem confronto direto com este rival, bastaria que o concorrente empatasse um dos próximos três jogos, para que chegasse na última rodada com possibilidade de ser ultrapassado pelo Cruzeiro. Isso porque o Inter teria 60 pontos e 17 vitórias. O clube estrelado chegaria aos mesmos 60 pontos e 17 vitórias, mas provavelmente venceria no saldo. Atualmente, a diferença entre as equipes nesse critério de desempate é de nove gols a favor da Raposa.

Segundo o professor Gilcione, Ponte Preta, Sport e Palmeiras são concorrentes menos perigosos. Considerando um possível G5, o Leão da Ilha tem 6% de chance, e o Verdão tem 3%. A Ponte tem possibilidade matemática similar à do Cruzeiro, com 8,7%.

”Temos que lembrar que um possível título do Santos é favorável ao Cruzeiro, mas também aos outros concorrentes. Todos torcerão pelo Santos, para ampliarem suas possibilidades”, alerta o matemático.
Mais de Acervo