Acervo
CAMPEONATO MINEIRO
Novidades no apito
Federação Mineira criou ouvidoria e corregedoria no setor de arbitragem
Publicado: 21/01/2015 às 08:33

Bozzano explica que a corregedoria vai avaliar todas as denúncias feitas contra os árbitros por “cidadãos de bem” e tomar as medidas cabíveis. “Será um canal de comunicação com qualquer pessoa que saiba alguma coisa que desabone a conduta moral ou social de algum árbitro, mas é claro que, apesar da presunção de correção e idoneidade da informação, ela será filtrada, será confrontada com os fatos reais.”
Se comprovada a informação, e dependendo da gravidade, não é descartada a possibilidade de exclusão do profissional do quadro de árbitros da FMF. Recentemente, segundo Bozzano, dois árbitros foram dispensados por causa de atraso no repasse de dinheiro para colegas referente à taxa de transporte.
Os casos serão avaliados pelo ex-policial militar Rogério Pereira da Costa, diretor administrativo da comissão de arbitragem. Ele foi nomeado corregedor por Giulliano Bozzano. Já a ouvidoria será um canal destinado aos filiados. “Toda e qualquer reclamação dos clubes será recebida e avaliada pela ouvidoria. Se reclamarem de um pênalti não marcado, por exemplo, o lance será revisto e entregaremos um relatório com uma avaliação negativa ou positiva para o clube. Confirmado o erro, providências serão tomadas contra o árbitro”, explicou o presidente.
Em 2014, tão logo assumiu a comissão a convite do diretor executivo da FMF, Paulo Bracks, Giulliano Bozzano implantou a classificação dos árbitros do quadro da entidade. Os quase 200 profissionais foram divididos nas categorias ouro, prata e bronze. Os da primeira, que são os árbitros Fifa, CBF e Especial, apitam preferencialmente jogos de todos os campeonatos organizados pela federação, à exceção dos das divisões de base. Já os das outras duas trabalham no Módulo II, Segunda Divisão e base.
PRÉ-TEMPORADA A poucos mais de uma semana para o início do Mineiro, os árbitros começam a se preparar para a estreia no torneio, no dia 1º. De quinta-feira a sábado, eles farão uma pré-temporada na Academia de Polícia Militar, no Bairro Prado, em BH, onde serão submetidos a atividades psicológicas, teóricas e físicas.
Últimas

Mais Lidas
