Algozes de Atlético e Corinthians, Colón e Del Valle duelam por título da Sul-Americana
Decisão será realizada em jogo único neste sábado, às 17h30
Publicado: 09/11/2019 às 07:00

Já o Del Valle desbancou o favoritismo do Corinthians de forma inesperada ao já vencer o primeiro jogo do mata-mata por 2 a 0, em São Paulo, e depois avançou à decisão com um empate por 2 a 2, no Equador.
Primeira final em jogo único
O confronto deste sábado também vai ficar marcado como a primeira vez em que o título da Copa Sul-Americana será decidido em uma final em jogo único. Isso ocorrerá depois de a Conmebol ter resolvido abolir, a partir deste ano, os tradicionais duelos de ida e volta nas decisões do segundo interclubes mais importante da América do Sul e da Libertadores. Essa última competição terá o seu campeão de 2019 conhecido no próximo dia 23, em Lima, no Peru, palco do embate entre Flamengo e River Plate.
A Copa Sul-Americana começou a ser realizada em 2002 e o Del Valle tenta se tornar o segundo clube do Equador a conquistá-la, depois de a LDU ter ficado com a taça em 2009, então levando a melhor sobre o Fluminense na decisão. Já o Colón jogará para justificar a tradição da Argentina, país com mais títulos na história do torneio, com oito taças - San Lorenzo, em 2002, Boca Juniors (2004 e 2005), Arsenal de Sarandi (2007), Independiente (2010 e 2017), Lanús (2013) e River Plate (2014) foram os clubes argentinos que já triunfaram no evento continental.
O Brasil, que em 2018 teve o Athletico-PR ficando com o troféu da Sul-Americana, será representado na decisão deste ano pelo árbitro Raphael Claus e pelos seus auxiliares Emerson De Carvalho e Bruno Pires, trio escalado pela Conmebol. O confronto na capital paraguaia ocorrerá no Estádio Nueva Olla, de propriedade do clube Cerro Porteño.
O time que conquistar o título neste sábado, além de comemorar o primeiro troféu internacional de sua história, vai garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2020.

