Acervo
COPA 2018

Russo e brasileiro dividem 'idolatria instantânea' em Kazan graças ao sucesso na internet durante a Copa do Mundo

Yuri Torski virou celebridade entre brasileiros, enquanto jornalista Tomer Savoia se tornou atração dos russos por onde passa

Publicado: 06/07/2018 às 14:07

Yuri Torski, atração dos brasileiros, e Tomer Savoia, ídolo dos russos, na entrada do estádio

Enviado especial a Kazan


“Isto tudo é absolutamente maluco!”. Com passos largos, escoltado pelo brasileiro Tomer Savoia, um jornalista brasileiro que se tornou celebridade na Rússia, o russo Yuri Torski corria rumo ao portão de entrada da Arena da Kazan, nesta sexta-feira, desvencilhando-se de selfies, abraços e empurrões. É impossível trocar mais do que três ou quatro palavras com o russo, que se tornou ‘ídolo instantâneo’ nas redes sociais desde a aparição inusitada durante a transmissão da vitória brasileira sobre o México, segunda-feira, em Samara.

As olheiras, o sorriso um pouco desajeitado ao tremular a bandeira do Brasil transformaram Yuri numa espécie de amuleto na caminhada do hexa – a ponto de receber o convite da CBF e de uma patrocinadora para assistir ao jogo entre Brasil e Bélgica, em Kazan, pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Estudante de engenharia especial em Samara, distante 360 quilômetros de Kazan, Yuri viveu um dia de celebridade com agenda cheia na cidade do Tartaristão. De manhã, posou com o Canarinho no Kremlin, principal ponto turístico. Na sequência, participou de eventos com a torcida brasileira, tirando fotos com bandeiras e camisas de diversos clubes, atendendo a todos os tipos de pedidos.

Yuri chegou à Arena Kazan duas horas antes do início da partida, acompanhando de Tomer Savoia, que, da mesma forma, tornou-se celebridade assim que desembarcou na Rússia. O brasileiro chegou a integrar a equipe do CQC, da Band, já concedeu entrevista para os principais canais de TV da Rússia e, graças ao chapéu de viking verde-amarelo, ganhou a simpatia dos anfitriões da Copa e elevou o número de seguidores no Instagram de 3 mil para 200 mil. 

Nesta sexta-feira, os novos fenômenos da internet mostraram toda a sua popularidade. Enquanto brasileiros corriam para assediar o “russo psicopata”, como ficou conhecido, os locais se atropelavam por uma foto com Savoia.

Entre cotoveladas e empurrões, antes de entrar na Arena Kazan, Yuri Torski, enfim, respondeu a reportagem, em tom otimista. “O Brasil deve vencer hoje!”.
Mais de Acervo