Acervo
COPA DO MUNDO

Zabivaka é o 14º mascote de Copa do Mundo; confira todos desde 1966

Copa do Mundo na Inglaterra, em 1966, contou com a primeira mascote do principal torneio de seleções

Publicado: 15/06/2018 às 22:00

Lobo Zabivaka foi escolhido em votação como mascote representativo da Copa do Mundo na RússiaDesde a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, faz parte da tradição do torneio a escolha de uma mascote representativa do país-sede. Para a edição deste ano, na Rússia, o lobo siberiano Zabivaka (ou “aquele que faz gols”) foi escolhido como embaixador ilustrativo do país europeu. 

Criado pela estudante de designer Ekaterina Bocharova, Zabivaka é um lobo marrom com caraterísticas humanas. Trajado com uma camisa com as cores da Rússia (azul, vermelho e branco), utiliza um óculos esportivo laranja como acessório. 

O processo de criação da mascote foi extenso. De acordo com a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, a entidade trabalhou cerca de 18 meses no projeto. Para isso, coletou preferências das crianças russas por meio de pesquisas na internet. Depois, estudantes universitários fizeram os desenhos. Por fim, foi a vez do povo escolher o simpático* lobo como vencedor. 

A votação, feita no site fifa.com, foi aberta e contou com mais de um milhão de votos. Dessa forma, no dia 21 de outubro de 2016, o lobinho foi eleito com cerca de 53% dos votos, seguido do tigre (27%) e do gato (20%). Sua vitória foi anunciada ao vivo pelo ex-jogador brasileiro Ronaldo “Fenômeno” a um canal televisivo russo. Na ocasião, o ex-atacante relembrou a popularidade de Fuleco, tatu-bola que representou a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. 

O uso de mascotes em Copas começou em 1966, na Inglaterra, com o leão Willie representando o país britânico. Desde então, passou a ser tradição em todas outras edições do torneio, que já contou com personagens infantis, frutas, objetos geométricos, animais e até alienígenas. 

[GALERIA1]
 
1966 - Inglaterra - Willie - leão
1970 - México - Juanito Maravilha - garoto mexicano com sombreiro
1974 - Alemanha Ocidental - Tipp e Tap - garotos com camisa da Seleção 
1978 - Argentina - Gauchito Mundialito - garoto com uniforme argentino e roupas gaúchas
1982 - Espanha - Naranjito - laranja 
1986 - México - Pique - pimenta 
1990 - Itália - Ciao - figuras geométricas
1994 - Estados Unidos - Striker - cachorro
1998 - França - Footix - galo
2002 - Japão, Coréia do Sul - “Spheriks” (Ato, Kaz e Nik) - alienígenas
2006 - Alemanha - Goleo VI - leão
2010 - África do Sul - Zakumi - leopardo
2014 - Brasil - Fuleco - Tatu-Bola
2018 - Rússia - Zabivaka - Lobo Siberiano
Mais de Acervo