Acervo
COPA DO MUNDO

Como as seleções de Brasil e Alemanha estão no reencontro após o 7 x 1?

A Seleção Brasileira enfrenta a Alemanha novamente sem Neymar, mas com quatro remanescentes daquela goleada

Publicado: 27/03/2018 às 09:00


Após 1.358 dias do traumático 7 x 1 em plena Copa do Mundo no Brasil em 2014, as principais seleções de Brasil e Alemanha voltam a se encontrar. O confronto será no estádio Olímpico de Berlim, na capital alemã,nesta terça-feira (27/03), às 15h45. Enquanto a equipe brasileira contará com quatro jogadores que estiveram na goleada do estádio Mineirão, a atual campeã mundial levará a campo apenas dois remanescentes do episódio, mas a mudança não promete ser tão drástica para a Copa da Rússia.
  
É que a Alemanha jogará com o time reserva contra o Brasil. O técnico Joachim Löw optou por manter apenas quatro dos titulares da seleção alemã que jogaram na última sexta-feira (23/03) contra a Espanha. O zagueiro Boateng, o lateral Kimmich, o volante Khedira e o atacante Werner. Entre eles, apenas Boateng e Khedira estavam no elenco campeão de 2014.

Quanto ao elenco titular alemão, as opções de Joachim Löw não mudaram muito em relação aos 11 que jogaram em 2014. Seis dos jogadores que irão defender o título na Copa do Mundo da Rússia estiveram também no 7 x 1 sobre o Brasil. Isso sem contar com o goleiro Neuer, que se recupera de lesão no pé esquerdo, mas deve ir para o Mundial de 2018. 

Seleção da Alemanha em 2018 (cima) e em 2014 (baixo)

Já o Brasil vem com mais da metade dos titulares mudados em relação ao time da última Copa, além do técnico, já que saiu Felipão e entrou Tite. Em 2014, na semifinal, os titulares foram Júlio César, Maicon, David Luiz, Dante, Marcelo, Luiz Gustavo, Fernandinho, Bernard, Oscar, Hulk e Fred. Entre eles, apenas Marcelo e Fernandinho permanecem no time. No mesmo jogo, Paulinho e William foram duas das três substituições feitas e eles também estão no elenco atual. 

Além dos quatro titulares daquela ocasião, Dani Alves e Thiago Silva estavam na Copa de 2014 — no 7 x 1, o lateral direito ficou no banco por opção de Felipão e o zagueiro estava suspenso para o jogo contra a Alemanha. Eles estão previstos para começar o amistoso contra Alemanha, desta terça-feira, junto a Alisson, Miranda, Casemiro, Coutinho e Gabriel Jesus. 

Um jogador que não estava em campo na semifinal de 2014 e também não estará nesta terça-feira, é o craque Neymar, que ainda se recupera de lesão no pé direito. Neymar, porém, marcou presença — e gol — no primeiro reencontro entre Alemanha e Brasil após o 7 x 1, mas entre as seleções olímpicas na final dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, também no Brasil. Na ocasião, os brasileiros conquistaram a medalha de ouro na disputa de pênaltis.
 
Seleção Brasileira em 2018 (cima) e no 7 x 1 de 2014 (baixo)

A seleção alemã deve ir ao jogo com Leno (Trapp), Rüdiger, Boateng, Ginter, Kimmich, Gündogan, Khedira (Goretzka), Plattenhardt, Stindl, Werner e Sané.

Seleção Brasileira européia

Todos os 11 jogadores titulares da Seleção do Brasil não atuam no país. Dois jogam na Itália (Alisson, na Roma, e Miranda, na Inter de Milão), dois na França (Thiago Silva e Dani Alves, no Paris Saint-Germain), três na Inglaterra (Fernandinho e Gabriel Jesus, no Manchester City, e Willian, no Chelsea) e os outros quatro na Espanha (Marcelo e Casemiro, no Real Madrid, e Coutinho e Paulinho, no Barcelona).

Enquanto na seleção alemã apenas quatro jogam fora do país: Khedira, que veste a camisa da Juventus, da Itália, Rüdiger, companheiro de Willian no Chelsea, da Inglaterra, além de Sané e Gündogan, que compõem o elenco do Manchester City, também da terra da Rainha. 

Ambas as seleções jogaram na última sexta-feira em amistosos preparatórios para a Copa do Mundo na Rússia. O Brasil venceu por 3 x 0 em cima da anfitriã deste ano e a atual campeã teve dificuldades contra a seleção da Espanha em jogo que terminou em empate, 1 x 1.

As duas seleções terão outros amistosos antes do início da Copa. O Brasil enfrentará a Croácia, em 3 de junho, e a Áustria, em 10 de junho, ambos ainda sem horário e local definidos. E a Alemanha irá medir forças com a Áustria, em 1º de junho, às 20h, também sem local definido.
 
*Estagiária sob supervisão de Maíra Nunes 
Mais de Acervo