Acervo
COLUNA DO JAECI

O melhor futebol do mundo

Pela péssima fase do time merengue, há quem aposte que o PSG vai passar com tranquilidade. Pela experiência que tenho em 11 finais de Liga dos Campeões, digo que a coisa não funciona bem assim

Publicado: 14/02/2018 às 12:00

"Neymar quer desbancar o português, comandando o PSG como protagonista. Porém, gostaria de ver um 5 a 4, com cinco gols de Cristiano Ronaldo e quatro de Neymar"
O jogo do ano será disputado hoje. Quem está acostumado a ver partidas no país tupiniquim, onde o futebol é chato, violento, sem técnicos ou jogadores competentes, vai se deliciar com o que de melhor há na Liga dos Campeões. No lendário Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid (com capacidade para quase 100 mil pessoas), estará o cinco vezes melhor do mundo Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da história da Liga, com mais de uma centena de gols, querendo mostrar que seu time vive mau momento no Espanhol, mas que na Champions é o melhor – já faturou a competição 12 vezes. Do outro, um jovem brasileiro, Neymar, querendo desbancar o português, comandando o PSG como protagonista, já que no Barcelona era eterno coadjuvante de Messi.

Pela péssima fase do time merengue, há quem aposte que o PSG vai passar com tranquilidade. Pela experiência que tenho em 11 finais de Liga dos Campeões, digo que a coisa não funciona bem assim, e que o Real nasceu para esta competição. Vou torcer pelo time de Madri, pois aprendi a gostar dele desde que Roberto Carlos, Ronaldo e Vanderlei Luxemburgo trabalharam lá. Estive inúmeras vezes em Madri, a última, justamente, para cobrir a final de 2010, vencida pela Inter de Milão, de José Mourinho, sobre o Bayern de Munique. Porém, gostaria de ver um 5 a 4, com cinco gols de Cristiano Ronaldo e quatro de Neymar.

Não acredito que o PSG chegue à final. Se passar pelos merengues – o segundo jogo será em 5 de março, no Parque dos Príncipes –, vai ganhar moral e fôlego. O próprio Messi disse que vê o PSG muito forte. Mas o time francês não tem tradição na Liga dos Campeões. A única equipe francesa a conquistar a taça foi o Olympique de Marseille, há muito tempo. Na Europa, tradição e camisa ainda pesam, e muito.

Além do mais, quem tem um meio-campo com Casemiro, Modric e Toni Kroos e um ataque com Isco, Cristiano Ronaldo e Bale é realmente um timaço. Kroos não erra um passe sequer. Modric põe a bola onde quer. Cristiano Ronaldo todos sabemos o que faz. “Ah, mas o PSG tem Neymar, Cavani, Di María, Rabiot .” Tem sim. Mas tem também Thiago Silva e Daniel Alves, jogadores em queda. Se o ataque do Real forçar um pouquinho, Thiago Silva confessa, não tenho dúvida.

O importante, porém, é saber que o torcedor brasileiro tem acesso aos jogos da Liga dos Campeões, pois até as TVs abertas se renderam ao melhor futebol do mundo. O que antes só quem via era quem pagava o preço absurdo para ter TV a cabo, hoje pode ser visto pelo torcedor mais humilde deste país do faz de conta. O único problema é a gente perceber a diferença abissal entre o futebol europeu e o nosso. No Velho Mundo, os técnicos e jogadores são trabalhadores, não têm preguiça e os esquemas táticos são percebidos nitidamente. Já no Brasil, o que vemos são técnicos medrosos, retranqueiros, preguiçosos, que não se reciclam e não querem aprender que a modernidade chegou. Vivem do passado, enganam aqui e ali, ficam ricos e são soberbos. Não aceitam nem críticas. Por isso, nosso futebol está na lama.

Hoje é dia de aprendermos um pouco mais sobre o melhor futebol do planeta, onde até Casemiro aprendeu a jogar, embora não esteja em boa fase, assim como todo o time do Real. Tomara que tenhamos um grande jogo, muitos gols e uma aula de futebol, para nos mostrar que o esporte bretão que amamos tanto continua em alta, pelo menos do outro lado do Atlântico.

Dizem na Espanha que Zidane está na corda bamba. O cara é bicampeão consecutivo (2015/1016) e ainda é questionado pela má campanha no Espanhol. Mas Florentino Perez se antecipou e renovou o contrato de Zizou até 2020, decisão pra lá de acertada. Quem corre sérios riscos em caso de eliminação é o técnico do PSG, Emery Unai. Ele é fraco, péssimo e conseguiu perder uma classificação para o Barça depois de ganhar por 4 a 0 em casa e levar 6 a 1 no Camp Nou. Se Zizou está na corda bamba, o que dizer dos péssimos treinadores que temos aqui? Bom jogo, torcedor. Hoje vocês verão futebol de verdade, na essência da palavra.

DESESPERO

Pesquisa do Superesportes com a torcida alvinegra aponta Felipão para técnico do Galo, caso nem Cuca, nem Abel sejam contratados. Isso se chama desespero. Felipão jogou o Palmeiras para a Segunda Divisão e foi nomeado técnico da Seleção Brasileira. O resultado nós vimos: 7 a 1 para a Alemanha, numa semifinal de Copa do Mundo, no Mineirão. O cara manchou a história do nosso futebol e ainda tem quem o queira como treinador. O brasileiro gosta mesmo de sofrer. Eta povinho masoquista! A propósito, o carnaval acabou. Será que o Brasil vai funcionar a partir de amanhã?
Mais de Acervo