Acervo
BARCELONA

Luis Enrique exibe temor com 'jogo mais difícil' como visitante do Barcelona no Espanhol

Líder da Liga, Barça tenta quebrar tabu de cinco anos no estádio da Real Sociedad

Publicado: 08/04/2016 às 18:21

Luis Enrique destaca dificuldade do Barcelona no San Sebastián, casa da Real Sociedad Não é uma visita ao Santiago Bernabéu que preocupa o treinador do Barcelona, Luis Enrique, nem uma ida ao Vicente Calderón. Mas com o time tendo tropeçado nas duas últimas rodadas do Campeonato Espanhol, o técnico admitiu temor com o duelo deste sábado contra a Real Sociedad, fora de casa.

"Estamos na situação que temos de mostrar que somos consistentes e fortes", disse o treinador do Barcelona, nesta sexta-feira. "E se olharmos para os precedentes é claro que não existe nenhum outro estádio na Espanha tão difícil para nós. Eu diria que é o mais difícil jogo fora de casa da temporada".

O Barcelona não vence no Estádio Anoeta há quase dez anos. O último triunfo do clube catalão foi na temporada 2006/2007, antes do time basco passar três anos na segunda divisão. Nas últimas cinco temporadas, o Barcelona perdeu quatro vezes e empatou uma em San Sebastián.

"Desde que a Real Sociedad voltou à elite o Barcelona não ganhou lá, não importa qual técnico estava no comando, então há algo nisso", disse Luis Enrique. "Uma sequência tão longa merece alguma reflexão para avaliar o que aconteceu para que possamos começar a trabalhar, porque só uma coisa é certa: este vai ser um jogo difícil".

O Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com seis pontos de vantagem para o Atlético de Madrid e sete para o Real Madrid quando faltam sete rodadas para o fim. Mas o atual campeão empatou com Villarreal há quase três semanas e, em seguida, perdeu para o Real na semana passada.

E contra a Real Sociedad, o Barcelona não poderá contar com o artilheiro Luis Suárez, que está cumprindo suspensão de um jogo por acumulação de cartões amarelos. Isso significa que Lionel Messi e Neymar poderão ter a companhia do jovem Munir El Haddadi no ataque ou o apoio de mais um meio-campista, neste sábado, quando tentará proteger a sua vantagem na liderança.

Dirigido pelo ex-jogador do Barcelona Eusebio Sacristán, a Real Sociedad está no meio da tabela. A vitória da semana passada sobre o Sevilla foi a sua primeira nos últimos seis jogos no Espanhol.

Na última temporada, a derrota por 1 a 0 para a Real Sociedad, em janeiro de 2015, provocou uma crise no Barcelona. O diretor esportivo Andoni Zubizarreta foi demitido no dia seguinte, e a imprensa espanhola especulou que Luis Enrique seria o próximo a sair.

Mas essa derrota foi um marco para o clube, que ganhou 18 dos 21 jogos restantes do Espanhol, na campanha que lhe rendeu o título nacional. E o Barcelona também ganhou a Liga dos Campeões e a Copa do Rei.

"Foi uma derrota como qualquer outra", disse Luis Enrique. "A única coisa que não podemos fazer em Anoeta é relaxar. Temos que estar focados, competitivos, melhor do que eles para manter a bola e pressionar a defesa. Temos que fazer muitas coisas melhores para ganhar lá".
Mais de Acervo