Acervo
PORTO

Depois de chegada de Carlitos Tévez, atacante Pablo Osvaldo troca Boca Juniors pelo Porto

Argentino naturalizado italiano assinou por um ano com clube português

Publicado: 05/08/2015 às 13:06

Já apresentado pelo Porto, Osvaldo usou clube uruguaio como ponto para transferência Contratado por empréstimo pelo Boca Juniors do Southampton no início do ano, o atacante Pablo Osvaldo voltou a terra natal com a missão de ser protagonista do clube na Copa Libertadores. No entanto, com o Boca expulso da competição pela Conmebol nas oitavas, o argentino naturalizado italiano não pôde cumprir seu dever e, a partir do retorno de Tévez, resolveu trocar o clube do coração pelo Porto.

Osvaldo chegou à Cidade do Porto nesta quarta-feira e, inclusive, já posou com a camisa dos Dragões. O atacante, que vestirá o número 10, é a segunda grande contratação do time de Julen Lopetegui após a chegada do goleiro espanhol Casillas.

“O Porto é um clube importante e temos que lutar para ganhar todas as competições que disputarmos. Tenho grande vontade de voltar a treinar e ficar em forma”, disse à TV do clube após assinar contrato de um ano, com opção de renovação por outros dois.

Apesar do clube não ter revelado os termos do acerto, a imprensa portuguesa especula que a negociação foi feita fora dos moldes da Fifa. Após o término do contrato com o Southampton, que chegou ao fim no último mês, Osvaldo assinou com o Sud América, clube da segunda divisão uruguaia, para não chegar ao Porto livre de contrato, o que rebaixaria o gasto do clube com impostos. Ao ser apresentado como ex-jogador do clube uruguaio, Osvaldo consegue receber um valor de compensação pela transação.

O Sud América já tinha sido punido pela Fifa em 2014 por servir como ‘ponte’ para a negociação de atletas. A equipe uruguaia teve de pagar multa de 32 mil euros (cerca de R$ 96 mil), além de ser impedida de comprar ou vender jogadores durante um período de dois anos. No entanto, a sanção foi revogada após o clube ter apelado na Justiça.

Revelado pelo argentino Huracán, em 2005, Osvaldo teve longa passagem no futebol italiano, atuando por times como Atalanta, Lecce, Bologna, Fiorentina, Roma, Juventus e Internazionale. Na Espanha, jogou no catalão Espanhol e também defendeu as cores do inglês Southampton. Pela Seleção Italiana, disputou 14 jogos oficiais e marcou quatro gols.
Mais de Acervo