Acervo
JOGOS ESCOLARES

Na estreia dos esportes coletivos, vitórias para o basquete, handebol e vôlei de Pernambuco

Com o reforço de atletas com passagem por seleções de base, equipes de colégios do estado começaram os Jogos Escolares da Juventude com bons resultados

Publicado: 15/11/2016 às 18:37

Danilo Brito, do basquete, e Amanda Marques, do voleibol, têm passagem por seleções brasileiras de base[SAIBAMAIS]O primeiro dia de disputa dos esportes coletivos dos Jogos Escolares da Juventude Infantil (15 a 17 anos), realizados em João Pessoa, na Paraíba, as equipes pernambucanas estrearam com vitórias no basquete masculino e vôlei e handebol feminino. Os meninos do Colégio Salesiano (Recife) derrotaram o CEJ-SC por 46 x 38, enquanto as meninas do handebol do Colégio Anglo Líder (Recife) despacharam o Escola Coorpecamp-MT por 31 x 24. O Colégio Dom (Olinda), por sua vez, levou a melhor nnuma disputa acirrada com o IDFG-SE: 2 sets a 0 para as pernambucanas com parciais de 30 x 28 e 25 x 23.

Os destaques nessas vitórias foram atletas pernambucanos que fazem ou fizeram parte de seleções brasileiras de base. Os Jogos Escolares da Juventude são a principal competição escolar do Brasil. Amanda Marques, do voleibol (Colégio Dom, Olinda), Andrezza Paizinho, do handebol (Colégio Anglo Líder, Recife), e Danilo Brito, do basquete (Colégio Salesiano, Recife), colecionam passagens por seleções brasileiras de suas respectivas modalidades e aproveitam a “rodagem” de competição para transmitir novos conhecimentos aos companheiros de quadra.

Os três atletas viveram momentos diferentes com as seleções brasileiras. Amanda, de 17 anos, integrou neste ano a seleção juvenil sub-20 e passou por um período de treinamentos em São Paulo. “Fiquei um mês e meio treinando e aprendi muito, principalmente da parte técnica através dos trabalhos específicos para cada fundamento do voleibol. Assimilar tudo isso me deixou mais experiente e, de fato, consigo repassar o que aprendi às meninas do meu time”, relatou a jovem. Andrezza, também 17 anos, por sua vez, foi ainda mais além: não só treinou com a seleção juvenil de handebol, como participou dos campeonatos pan-americano, no qual foi campeã, e mundial da categoria. “Ir para a seleção mudou a minha postura dentro de quadra e meu modo de jogar. O psicológico cresce muito e, com isso, eu consigo ajudar minhas companheiras”, endossou a capitã da equipe do Colégio Anglo nestes Jogos da Juventude. Já Danilo, da mesma idade das garotas, teve uma vivência na seleção de base de basquete em 2014, quando ainda era da categoria mirim, e tornou-se campeão sul-americano. “Faz muita diferença ter esse tipo de experiência e trazer isso para os Jogos Escolares, ainda mais para mim, que participo desta competição desde os 12 anos. Atualmente eu consigo trazer essa bagagem para tranquilizar os outros meninos dentro de uma partida complicada, por exemplo”, afirmou.

O fato é que o trio se apresenta como referência para os demais atletas nas partidas. E eles ainda têm a chance de ser observados por quem já assume a seleção principal do Brasil de uma modalidade. É o caso de Andrezza, por exemplo, que conta com os olhos atentos do técnico da seleção feminina adulta de handebol, o dinamarquês Morten Soubak. Desde os Jogos da Juventude Mirim, realizados em setembro, também em João Pessoa-PB, ele vem observando atletas em potencial para o esporte. “Nesta idade de 15 a 17 anos, o trabalho de observação para as seleções juvenis é bem mais específico do que na faixa etária de 12 a 14 anos, uma vez que analisamos as atletas já pensando em encaminhá-las integrar a seleção de base. Esses atletas que passam por essa experiência (de seleção) são importantes para as equipes. Está muito claro, por exemplo, esse papel de organização e segurança da Andrezza no time de Pernambuco. É uma forma de o atleta se tornar um exemplo para os outros”, pontuou o treinador.

Mais vitórias
Nos demais compromissos dos pernambucanos na primeira rodada, o destaque ficou por conta de duas goleadas no futsal masculino e feminino, com o Colégio Hermon (Olinda) e a Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF – Petrolina), respectivamente.  O primeiro venceu o Adonai-MA por 9 x 3 e as meninas fizeram o impressionante placar de 18 x 0 no Waldemar de Paula Cavanca-GO. Já no handebol masculino, o Colégio Dom Bosco (Petrolina) venceu o Funlec/Raul Sans de Matos-MS por 18 a 16. As derrotas do dia foram do BJ Colégio e Curso no basquete feminino, com o placar de 41 x 50 para o CEJ-SC, e da Escola Noronha Filho (Barreiros), que perdeu para o Adonai-MA por 2 sets a 0 (parciais de 13 x 25 e 20 x 25).

RESULTADOS QUARTA-FEIRA (15/11)

BASQUETE

Masculino – 1ª Divisão

BJ Colégio e Curso (Recife) 41 x 50 CEJ – SC

Feminino – 1ª Divisão

Colégio Salesiano (Recife) 46 x 38 CEJ – SC

FUTSAL

Masculino – 2ª Divisão

Colégio Hermon (Olinda) 9 x 3 Adonai – MA

Feminino – 3ª Divisão

EMAAF (Petrolina) 18 x 0 Waldemar de Paula Cavanca – GO

HANDEBOL

Masculino – 2ª Divisão

Colégio Dom Bosco (Petrolina) 18 x 16 Funlec/Raul Sans de Matos – MT

Feminino – 1ª Divisão

Colégio Anglo Líder (Recife) 31 x 24 Escola Coopercamp – MT

VOLEIBOL

Masculino – 2ª Divisão

Escola Noronha Filho (Barreiros) 0 x 2 Rui Barbosa – MA

Feminino – 2ª Divisão

Colégio Dom (Olinda)2 x 0 IDFG – SE

PROGRAMAÇÃO QUINTA-FEIRA (16/11)

BASQUETE

Masculino – 1ª Divisão

BJ Colégio e Curso (Recife) x Colégio ADN Master - RJ

Feminino – 1ª Divisão

Colégio Salesiano (Recife) x Colégio Batista - CE

FUTSAL

Masculino – 2ª Divisão

Colégio Hermon (Olinda) x Centro Educacional Recanto da Criança - AM

Feminino – 3ª Divisão

EMAAF (Petrolina) x Colégio Estadual de Araguacema - TO

HANDEBOL

Masculino – 2ª Divisão

Colégio Dom Bosco (Petrolina) x Liceu - MA

Feminino – 1ª Divisão

Colégio Anglo Líder (Recife) x SMCE Cascadura - RJ

VOLEIBOL

Masculino – 2ª Divisão

Escola Noronha Filho (Barreiros) x Maria Arlete - RO

Feminino – 2ª Divisão

Colégio Dom (Olinda) x Colégio Batista - CE
Mais de Acervo