Acervo
NBA

Sob a batuta de dois craques, Golden State e Cleveland Cavaliers abrem a decisão da NBA

Este é o segundo ano consecutivo que os times liderados por Stephen Curry e LeBron James disputam o título da principal liga de basquete do mundo.

Publicado: 02/06/2016 às 08:44

O desfecho de uma temporada repleta de recordes individuais e marcas históricas começa a ser escrito hoje, às 22h (de Brasília), quando Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers entram em quadra, em Oakland (Califórnia), para o primeiro jogo da série melhor de sete das finais da NBA. É o segundo ano consecutivo que os times liderados por Stephen Curry e LeBron James disputam o título da principal liga de basquete do mundo.

Desde que Curry ergueu o troféu de campeão, em junho do ano passado, as duas equipes se esforçaram para aumentar ainda mais a superioridade para as demais 28 franquias da liga. O Warriors se tornou o time que mais venceu jogos de temporada regular na história (73 vitórias e nove derrotas), quebrando o recorde do Chicago Bulls, que durava duas décadas. Principal estrela da atualidade, Curry foi o primeiro jogador a romper a marca de 400 cestas de três pontos em uma mesma edição e, no mês passado, foi eleito o melhor da temporada (MVP) de forma unânime – feito inédito em mais de cinco décadas.

Curry e Klay Thompson formam uma dupla difícil de ser batida, pela qualidade técnica e pontaria da linha de três pontos. Juntos, os Splash Brothers têm média de 52 pontos a aproveitamento superior a 45% nos arremessos de longa distância. A eles, se juntam Draymond Green (15 pontos), capaz de atuar nas cinco posições; Andre Iguodala, melhor jogador das finais do ano passado; pivôs importantes como o nigeriano Festus Ezeli e Marreese Speights; e os brasileiros Leandrinho e Anderson Varejão, que têm jogado poucos minutos, mas cumprido papéis importantes.

REINADO DE JAMES
Se foi impecável no classificatório, o Warriors passou aperto nos playoffs, suscitando o que parecia impossível: ser batido, inclusive em casa. Curry se machucou e ficou fora de cinco jogos. O time foi derrotado duas vezes pelo Blazers, na semifinal do Oeste, e chegou a ficar a um jogo da eliminação, quando o Oklahoma City Thunder abriu 3 a 1. Se recuperou e fechou a série em sete partidas, na segunda-feira.

A instabilidade encheu de esperança o torcedor de Cleveland, que jamais comemorou um título nas principais ligas esportivas dos Estados Unidos – basquete, hóquei, futebol americano e beisebol. À frente da missão está LeBron James, que chega à sexta decisão consecutiva, façanha que não era repetida desde a década de 1960.

O Cavaliers passou sem derrotas por Detroit Pistons e Atlanta Hawks e perdeu apenas duas partidas para o Toronto Raptors, na decisão do Leste. Neste ínterim, recuperou jogadores importantes, que sofreram com lesões, como o russo Timofey Mosgov. Kyrie Irving vive a melhor fase da carreira; Kevin Love voltou a jogar bem e coadjuvantes veteranos como J.R. Smith, Richard Jefferson e Channing Frye podem desequilibrar.
Mais de Acervo