Acervo
FÓRMULA 1

Dobradinha da Ferrari escapa, mas Leclerc vence o GP da Áustria, na casa da Red Bull

Carlos Sainz tinha tudo para tomar o segundo lugar de Verstappen, mas o motor italiano quebrou; Hamilton cravou terceiro pódio seguido no ano

Publicado: 10/07/2022 às 11:49

Charles Leclerc dominou a corrida e venceu Festa vermelha, frustração em azul e laranja no Circuito Red Bull Ring. Diante de uma apaixonada torcida pelo holandês Max Verstappen, o champagne mais importante foi estourado pelo monegasco Charles Leclerc, que venceu o GP da Áustria, contando com uma superioridade do carro italiano nas retas. Festa que só não foi completa para a Ferrari porque Carlos Sainz abandonou a prova com quebra do motor. Mais uma corrida equilibrada na temporada, com muitas ultrapassagens e alternâncias de posições pelos pit stops e estratégias diferentes.

Largada
Verstappen se segurou bem na liderança, sem dar chances para ataques na primeira volta. A briga mais intensa ficou pela terceira posição. Russell tentou ultrapassar Carlos Sainz, mas não conseguiu e perdeu rendimento. E ao se defender de Sérgio Pérez, que vinha logo atrás, se chocou com o mexicano, que pagou o preço pela manobra imprudente que cometeu. Checo rodou, foi para a brita, e abandonou na volta 27.[SAIBAMAIS]

Os primeiros ataques de Leclerc vieram na volta 10, mas Verstappen se defendeu bem por dentro e por fora. Porém, na volta 12, a manobra do monegasco foi agressiva e precisa no mergulho por dentro para tomar a liderança.

Jogo de estratégias
Restou à Red Bull tentar o undercut, parando na volta seguinte para uma estratégia de dois pit stops. E a ideia foi bem executada. Na volta 18, Verstappen já era novamente o terceiro depois de ultrapassar Hamilton, e foi diminuindo a vantagem do líder volta a volta.

Leclerc parou na volta 27, e Sainz na seguinte. Os dois voltaram atrás do holandês, mas diminuindo o tempo com relativa tranquilidade. Tanto que Leclerc tirou os seis segundos de desvantagem e ultrapassou novamente na volta 33. Uma ótima manobra.

Na volta 37, Verstappen realizou a segunda parada. E se segurou em um intervalo de tempo suficiente para retomar a ponta na parada seguinte das Ferraris. Mais uma vez, deu certo. E o holandês retomou a ponta nas paradas das voltas 50 de Leclerc e 51 de Sainz. Mas a Ferrari estava muito mais equilibrada e na volta 53 o monegasco ultrapassou com facilidade outra vez.

O azar de Sainz
O desempenho da Ferrari era tão superior ao da Red Bull, que na volta 57 Sainz encostou para ultrapassar Verstappen. Mas entrou em cena outra vez a falta de sorte do espanhol. O motor Ferrari estourou e pegou fogo, num trabalho bastante demorado do resgate pelos fiscais de prova.

Safety Car virtual acionado, Leclerc e Verstappen pararam outra vez para troca de pneus. Mesmo com problemas no acelerador da Ferrari, o duelo entre os dois ficou restrito apenas à briga pela volta mais rápida. Essa, o holandês se saiu melhor com o ponto extra, mas a vitória, e o destaque do melhor na pista ficaram com o monegasco.

Mais um pódio de Hamilton
O abandono de Sainz fez cair no colo de Lewis Hamilton o terceiro pódio consecutivo, após Canadá e Inglaterra, e o quarto dele na temporada. Russell, outra vez em quarto, fez uma corrida segura apesar de brigar longe da parte de cima da corrida.

Pelotão disputado
Outra vez, a Fórmula 1 presenteou os fãs com uma corrida repleta de ultrapassagens e equilíbrio entre os carros. Ocon, foi o melhor entre eles e assegurou um bom 5º lugar, com Alonso também pontuando em P10 após ter largado em último.

Haas em ascensão
Além das Alpines, as duas Haas também se destacaram bastante, no melhor fim de semana da equipe americana na temporada até aqui. Depois de duelar bem contra Hamilton, Magnussen, Norris, Stroll, entre outros pilotos, Mick Schumacher teve mais um ótimo fim de semana e ficou em P6. Magnussen em P8.

McLaren também pontua
A Áustria também marcou um bom fim de semana para a McLaren, que voltou a colocar os seus dois carros entre os dez primeiros, na zona de pontuação. Com Norris em P7 e Ricciardo em P9.
Mais de Acervo