Clouds24° / 28° C

CINEMA

Oscar 2025: Encerra nesta terça (18) o período de votação

Cerca de 10 mil membros habilitados da Academia tem até hoje para entregar seus votos; entenda as chances de Fernanda Torres e de 'Ainda Estou Aqui'

Publicado em: 18/02/2025 16:30 | Atualizado em: 18/02/2025 17:50

 (Sony Classics/Divulgação)
Sony Classics/Divulgação

Os últimos sete dias foram decisivos para o encerramento da temporada de premiações da indústria e, nesta terça (18), encerra o período de votações do Oscar 2025, que anunciará seus resultados na aguardada cerimônia do dia 2 de março. O Brasil nunca esteve tão perto de sua primeira estatueta, já que Ainda Estou Aqui concorre em três categorias. 

 

O longa de Walter Salles, baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, está indicado a Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme, sendo a última indicação um feito inédito para o cinema brasileiro. Com uma imensa visibilidade conquistada pela nomeação na categoria máxima, Ainda Estou Aqui vem conquistando o público norte-americano cada vez mais desde sua estreia em 17 de janeiro (com uma arrecadação de mais de 3 milhões de dólares no país). 

 

No total, o filme nacional já bateu a marca de 5 milhões de espectadores e se tornou a 5ª maior bilheteria da história do país, com R$ 100 milhões arrecadados no total.

 

AS CHANCES DO BRASIL

 (Sony Classics/Divulgação)
Sony Classics/Divulgação

Com Fernanda Torres e Walter Salles fazendo um circuito intenso de entrevistas nas últimas semanas, a campanha de Ainda Estou Aqui esteve a todo vapor nos momentos-chave da temporada e a presença massiva do público brasileiro nas redes sociais ajudou a impulsionar as publicações envolvendo o filme - um movimento importante para tornar o filme um assunto entre vários membros da Academia.

 

O Brasil conta com 52 votantes, entre eles os recifenses Kleber Mendonça Filho, Emilie Lesclaux, Karen Harley e Maeve Jinkings (nascida em Brasília, mas radicada na capital pernambucana). Também votam no Oscar o próprio diretor Walter Salles, Fernanda Montenegro e Selton Mello.

 

O principal concorrente do Brasil na categoria internacional é o controverso filme francês Emilia Pérez, de Jacques Audiard, que teve 13 nomeações (o recorde desta edição) e recentemente levou o BAFTA (considerado o 'Oscar britânico') de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.

 

Apesar da campanha poderosa e do número de indicações, Emilia Pérez desitratou bastante nas últimas semanas após as polêmicas envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón e suas postagens com conteúdo racista e xenofóbico nas redes sociais. A esperança é que o bom momento de Ainda Estou Aqui tenha representado uma virada na última semana.

 

FERNANDA PODE VENCER?

 (Sony Classics/Divulgação)
Sony Classics/Divulgação

Após as premiações do Globo de Ouro e do Critics' Choice, a principal concorrente de Fernanda Torres em Melhor Atriz parecia ser Demi Moore, pelo seu marcante papel no terror A Substância. Os ventos, no entanto, começaram a soprar em outra direção com o BAFTA, no último domingo (16), no qual prevaleceu Mikey Madison, por Anora - filme que vem consolidando também o favoritismo na categoria principal.

 

Ainda que Demi Moore tenha uma narrativa poderosa a seu favor (sobre o reconhecimento tardio por um papel que dialoga com sua própria jornada), o resultado da premiação britânica fez voltar ao debate a questão da resistência de muitos votantes com o gênero terror.

 

A cerimônia do SAG (prêmio do Sindicato dos Atores), no próximo domingo (23), deve desempatar uma categoria que segue muito acirrada, portanto, entre Demi Moore, Mikey Madison e Fernanda, que venceu apenas o Globo de Ouro, entre as grandes premiações, mas vem conquistando um espaço poderoso na mídia na fase final da corrida.

 

A torcida dos brasileiros é para que a crescente de Mikey represente uma divisão com Demi, o que pode favorecer a atriz brasileira. Caso uma das duas saia vitoriosa no SAG, o jogo já fica mais definido e as chances estatísticas de Fernanda diminuem bastante. Caso vença uma das demais indicadas ao sindicato - Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) ou Pamela Anderson (The Last Showgirl) -, as apostas ficarão totalmente emboladas e o resultado permanecerá um mistério.

 

Ainda Estou Aqui segue em cartaz nos cinemas brasileiros e a cerimônia do Oscar será transmitida ao vivo pela TV Globo.

 

 

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua