Clouds29° / 29° C

CINEMA

'Ainda Estou Aqui' vence o prêmio de Melhor Filme Brasileiro da Abraccine

Associação de Críticos de Cinema concedeu o título nacional ao longa do momento, enquanto 'Anatomia de uma Queda' ganhou como Melhor Filme Estrangeiro

Publicado em: 06/02/2025 15:50 | Atualizado em: 06/02/2025 19:40

 (Sony Classics/Divulgação)
Sony Classics/Divulgação

Foram divulgados na última quarta-feira (5) os resultados do prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), que divulgou o vencedor de três categorias: Melhor Filme Brasileiro, Melhor Curta ou Média Brasileiro e Melhor Filme Estrangeiro.

 

Na categoria principal, prevaleceu Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme, o primeiro da história do Brasil a conseguir a indicação na categoria máxima.

 

O Top 10 eleito pela organização incluiu ainda Cidade; Campo, de Juliana Rojas, O Dia que Te Conheci, de André Novais Oliveira, Estranho Caminho, de Guto Parente, A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes, Greice, de Leonardo Mouramateus, Malu, de Pedro Freire, Motel Destino, de Karim Aïnouz, Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges, e Sem Coração, de Nara Normande e Tião.

 (Neon/Divulgação)
Neon/Divulgação

Em Melhor Filme Estrangeiro, o vencedor foi o drama de tribunal Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, que levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023 e ainda ganhou o Oscar 2024 de Melhor Roteiro Original. 

 

O Top 10 incluiu ainda: Dias Perfeitos, de Wim Wenders, Jurado Nº 2, de Clint Eastwood, Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, O Quarto ao Lado, de Pedro Almodóvar, Rivais, de Luca Guadagnino, A Substância, de Coralie Fargeat, Tudo que Imaginamos como Luz, de Payal Kapadia, Vidas Passadas, de Celine Song, e Zona de Interesse, de Jonathan Glazer.

 ('Quando Aqui' (Filmes de Plástico/Divulgação))
'Quando Aqui' (Filmes de Plástico/Divulgação)

Em Melhor Curta ou Média-Metragem, venceram os filmes Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho, de Allan Ribeiro, e Quando Aqui, de André Novais Oliveira.

 

O Top 10 incluiu ainda: Cavaram uma Cova no Meu Coração, de Ulisses Arthur, Dona Beatriz Ñzimba Vita, de Catapreta, Fenda, de Lis Paim, Kabuki, de Tiago Minamisawa, A Menina e o Pote, de Valentina Homem, Samuel Foi Trabalhar, de Janderson Felipe e Lucas Litrento, A Sua Imagem na Minha Caixa de Correio, de Silvino Mendonça, Vollúpya, de Éri Sarmet e Jocimar Dias Jr.

 ('Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho' (Divulgação))
'Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho' (Divulgação)

A Abraccine foi criada em 2011 e é a primeira entidade nacional que reúne críticos de cinema de todas as regiões do país.

Mais notícias