HISTÓRIA
Livro conta a história do Convento de São Francisco de Assis em Olinda
Lançamento ocorre na próxima terça-feira (17), às 15h, no Convento Franciscano
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 13/12/2024 17:01
Divulgação |
Um retrato dos aspectos arquitetônicos, históricos e artísticos do Convento de Sa%u0303o Francisco de Assis, fundado em 1585, no Sítio Histórico de Olinda, poderá ser visto no livro 'A Venerável Ordem Terceira de São Francisco em Olinda', de autoria do arquiteto e historiador José Luiz Mota Menezes (in memorian), professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da Academia Pernambucana de Letras (APL). A obra será lançada na próxima terça (17), às 15hs, no Convento Franciscano, na Rua de São Francisco, nº 280, no Carmo.
O evento de lançamento é aberto ao público e contará com a participação do vice-ministro da Ordem Terceira, Rosildo Pires; do historiador e formador da Ordem, George Cabral; da arquiteta Luciana Menezes, primogênita do autor; de Clarisse Fraga, produtora executiva responsável pelo projeto de organização do livro; e do fotógrafo Josivan Rodrigues, responsável pelo ensaio fotográfico que serve como guia para os textos do livro.
Na ocasião, haverá uma breve apresentação da obra para o público presente com o auxílio de uma intérprete de Libras oportunizando assim e acesso para as pessoas com deficiência auditiva, sendo ainda oportunidade para quem deseja conhecer e visitar o Convento.
A publicação traz um recorte da Venera%u0301vel Ordem Terceira, que se instala no conjunto arquitetônico em 1711, cuja capela, dedicada a São Roque - também conhecida como a capela da Ordem Terceira dos Fiéis leigos de São Francisco, encontra-se disposta de modo perpendicular à igreja do Convento. O modelo se configura como uma solução arquitetônica específica dos conventos franciscanos do Nordeste brasileiro.
A Capela de São Roque é ricamente ornamentada e possui forro em madeira com detalhe em artesoado – guarnecido com artesãos. Além do uso religioso, o lugar é também utilizado com fins turísticos, festivos e profissionais.
A obra integra uma série de publicações sobre edificações religiosas, de reconhecido valor cultural, a exemplo dos livros: 'Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares do Recife', e 'A Quinta Noite: as pinturas sobre Santa Teresa de Jesus, na Ordem Terceira do Carmo – Recife', lançados recentemente pelo autor.
“Trata-se do acervo artístico de um dos conjuntos arquitetônicos religiosos mais belos de Pernambuco. Publicações como essa trazem grandes benefícios no tocante à preservação do Patrimônio do Estado, oferecendo à sociedade um instrumento de difusão, preservação e salvaguarda da memória de nossos bens culturais, agregando conhecimento e informações aos amantes da história, arquitetura e da cultura do nosso povo. É um livro que traz informações além das que já foram publicadas por outros autores”, revela Clarisse Fraga.
A edição é uma forma de enaltecer e fomentar uma análise da representação da presença franciscana no Estado através das pinturas existentes no interior da Capela de São Roque, que remetem ao final do Século XVIII.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS