OPORTUNIDADE

Festival de Circo do Brasil lança edital nacional para criação de projetos circenses

Projeto completa 18 edições e tem suas raízes no Recife; inscrições no edital são gratuitas e vão até o dia 30 de outubro

Publicado em: 17/09/2024 10:31

 (Foto: Rodrigo Garcia)
Foto: Rodrigo Garcia
O Festival de Circo do Brasil, projeto de iniciativa recifense que chega à sua 18ª edição em novembro de 2024, lançou um edital nacional de fomento e apoio à criação artística que receberá inscrições gratuitas até 30 de setembro. O edital do FCB é destinado a artistas e companhias de qualquer parte do Brasil, que atuem no circo e em diálogo com outras expressões artísticas. As inscrições no edital podem ser feitas no link: linktr.ee/festivaldecircodobrasil.

“A edição deste ano traz um novo momento do festival. Queremos colaborar mais com a cadeia produtiva do circo contemporâneo e então decidimos lançar o primeiro edital e pitching para criação artística e isso é um primeiro passo do que pretendemos daqui pra frente. Nossa vontade é, para além do período do festival, trabalhar o impulsionamento de processos criativos”, reflete a idealizadora do festival, Danielle Hoover.

Realizado pela Luni Produções, o edital do Festival de Circo do Brasil selecionará seis propostas de projetos inéditos que serão defendidas num pitching aberto dentro da programação deste ano do evento. O projeto vencedor receberá o prêmio de R$ 10.000,00 para ser usado em despesas do processo criativo (mediante especificações), acompanhamento do processo e olhar externo (com especialista a combinar), mediação de conexões internacionais e de possibilidade de intercâmbio, e participação na edição de 2025 do Festival de Circo em residência artística.

O Festival de Circo do Brasil 2024 e o Edital de Apoio à Criação Artística 2024-2025 são incentivados pelo Ministério da Cultura, Petrobras (através do Programa Petrobras Cultural) e Capricche. O projeto conta também com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, do Institut Français, do Consulado Geral da França no Recife, da La Grainerie, da Embaixada da Espanha no Brasil e do Instituto Ramon Llull.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL