° / °

Acervo
FOTOGRAFIA

Exposição reúne imagens de 26 fotógrafos da nova geração baiana, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa

Com mais de cem imagens, projeto fica em cartaz de 11 de setembro a 13 de outubro de 2024 e também realizará visita guiada e oficinas gratuitas

Publicado: 12/09/2024 às 10:31

/Foto: Raimundo Cavalhier

/Foto: Raimundo Cavalhier

O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (CCMEB), em Olinda, acabou de inaugurar a exposição 'Ecologia de Sentidos — Panorama da Fotografia da Bahia', um projeto resultado de pesquisa do Instituto Casa da Photographia, de Salvador, que joga luz sobre a terceira geração da fotografia baiana, produzida a partir dos anos 2000.
 
A mostra promoverá visita guiada, nesta quinta-feira (12), além de duas oficinas a serem realizadas na sexta (12) e no sábado (14). Reunindo 104 fotografias de 26 artistas, que, guiados pelos sentidos de que 'todo corpo é água, toda água é memória, tudo que é memória é sagrado', a exposição traz em seus registros influe%u0302ncias decoloniais de resiste%u0302ncia contra viole%u0302ncias de ge%u0302nero e de rac%u0327a.

O projeto é itinerante e, depois de Olinda, viajará para Natal (RN), São Luís (MA) e Salvador (BA). A curadoria e organização é do pesquisador Marcelo Reis. "Diferentemente das demais gerações, essa última tem como questão central em suas obras a estética e as poéticas relacionais, deixando de lado a ideia de mundo exterior e potencializando os seus mundos interiores e as suas questões de vida contemporânea”, analisa Marcelo Reis, sobre o que o visitante poderá perceber na mostra.
Contemplado pela Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023, do Ministério da Cultura, o projeto é dividido em três eixos temáticos. Em “Corpo", estarão expostas fotografias de Alex Oliveira, Ananda Nunes, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Isabel Ramos, Lucas Moreira, Renan Benedito e também Akira Cravo (in memoriam). Falecido em novembro do ano passado, Akira é homenageado pela mostra.

No eixo “Memória” estarão imagens de Adalton Silva, Adriano Machado, Cristina Cenciarelli, Helen Salomão, Juh Almeida, Ivã Coelho, Paulo Coqueiro, Raimundo Cavalhier e Shai Andrade. Já em "Sagrado", trabalhos de Andrea Fiamenghi, Arthur Seabra, Elis Tuxá, Ismael Silva, Gilucci Ogunyomí, Hugo Martins, Leila Chandani, Tacun Lecy e Vinicius Xavier.
“O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa se alegra em receber esta exposição, que possibilita à gente estabelecer novos diálogos com a Bahia, através da nova geração da fotografia baiana. É uma forma de acessarmos a arte dos nossos vizinhos”, comenta Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, que administra o CCMEB.
Mais de Acervo