MÚSICA

Caruaru se transforma em polo multicultural no Festival Pernambuco Meu País

Dos shows que vão do pagode ao forró, passando pela MPB, até a programação que contempla diversas linguagens artísticas, o festival faz sua estreia em Caruaru neste fim de semana

Publicado em: 08/08/2024 15:22 | Atualizado em: 09/08/2024 12:32

Romero Ferro, João Gomes e Lenine são atrações do Pernambuco Meu País (Fotos: Divulgação/Divulgação/Secult)
Romero Ferro, João Gomes e Lenine são atrações do Pernambuco Meu País (Fotos: Divulgação/Divulgação/Secult)
Neste fim de semana, de sexta (9) a domingo (11), Caruaru será palco do Festival Pernambuco Meu País: De Braços Abertos. Com uma programação rica e diversificada, o evento traz uma verdadeira celebração da cultura, reunindo mais de 180 atrações espalhadas por vários pontos da cidade. O festival promete agradar a todos os gostos musicais, indo do pagode ao forró, passando pela MPB. Além da música, o público poderá desfrutar de uma intensa programação cultural que inclui circo, cinema, teatro, artes visuais, gastronomia e manifestações da cultura popular.

O polo Pernambuco Meu País, localizado no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, contará com três noites de intensas emoções que partem de tão distintas vozes. A começar pela sexta-feira com o pagode do carioca Dilsinho, que com certeza fará o público entoar suas envolventes canções e dançar juntinhos. No mesmo dia, não só o pagode, mas a cumbia e as latinidades também colocará o povo pra dançar com a Academia da Berlinda com um show seguido por um dos maiores músicos e compositores de nossa terra, ninguém menos que Lenine, trazendo seu grande repertório que faz parte da vida do pernambucano.

De uma sexta de pagode, vamos a um sábado de forró. A começar por um dos mais talentosos filhos do Sertão pernambucano da nova geração. Diretamente de Serrita, João Gomes (PE) sobe ao palco do Pernambuco Meu País para cantar os maiores sucessos do piseiro que conquistaram o país. Mas antes dele, todos serão encantados por um dos talentos mais bonitos da sanfona. Já o sergipano Mestrinho abrilhantará a noite fazendo cantar um dos instrumentos que mais fazem parte do DNA da música nordestina: o acordeon. O forró também estará nas apresentações dos pífes de Zé do Estado e na rabeca do Forró na Caixa. 

A última noite do Pernambuco Meu País em Caruaru promete intensidade sob o comando de vozes poderosas. A começar pela serenidade e acalanto de Maria Gadú (SP), um dos grandes nomes da noite, passando pelos dramas e a gravidade que Ana Carolina (MG) carrega no seu novo show cantando os sucessos da grande e saudosa Cássia Eller. Também vale destacar a plástica e poesia que Filipe Catto  trará no show “Belezas São Coisas Acesas por Dentro”, apresentação baseada no disco homônimo, que se trata de uma grande homenagem a vida e obra de Gal Costa. 
  
A música não ficará só pelo Pátio de Eventos. Do erudito ao rap, passando pelo forró, rock, polos descentralizados receberão nomes locais do estado, mostrando que Pernambuco é o País da Música. Afinal, esse é o nome do palco que receberá nomes como Romero Ferro, que traz ao público caruaruense um espetáculo que mescla emoção, energia e contando com a ideia de levar o frevo durante todas as estações do ano no show "Frevália". Saga HC, Okado do Canal, Bione, Gustavo Carvalho, Entre Cordas Quarteto de Violões e o Confluir (Conservatório Pernambucano de Música) são outros destaques. Eles se dividirão entre a Estação Ferroviária e as igrejas Santa Luzia e Coração Eucarístico de Jesus, que sediarão o País da Música e o País da Música Instrumental.
 
Já o icônico letreiro da cidade se transformará no País das Conexções Urbanas (Hip Hop), que chega em Caruaru trazendo duas das mais importantes batalhas de rap do estado, a Batalha da Convenção (Recife) e a Batalha do Pátio (Caruaru). O polo também terá como enderço a Praça Giácomo Mastronianni, com atrações de teatro. O forró ganhará a Casa Rosa como espaço dedicado completamente a ele, abrigando o País das Matrizes do Forró, com apresentações de quadrilha junina, xaxado, baião e outras vertentes do ritmo. Entre as atrações, Marcos do Pífano, Xaxado Raízes do Amanhã, Eifas Júnior e Gilmar Leite.

Voltando a Estação Ferroviária, é de lá que partirá, na sexta-feira (9), a partir das 18h, o Cortejo Brincantes de abertura, reunindo importantes nomes do maracatu, boi, caboclinho e urso, seguindo até o Pátio de Eventos. O cortejo faz parte do País das Culturas Populares, que receberá importantes manifestações culturais do estado, que também abrigará outras apresentações e cortejos espalhados pela cidade, em pontos como a Estação Ferroviária, o Monte Bom Jesus, o Marco Zero Caruaru, a Av. Agamenon Magalhães, o Alto do Moura e a Feira de Caruaru, contabilizando juntos a apresentação de 50 grupos de caboclinho, maracatu, bacamartes, bois, blocos e troças carnavalescas, caretas, caiporas, quadrilhas e bonecos gigantes. Destaques para o Galo da Madrugada que integrará o cortejo pela Av. Agamenon Magalhães, no sábado (10), a partir das 16h, e para o Boi da Macuca que é uma das atrações do desfile de brincantes no Alto do Moura, no domingo (11), a partir das 16h.

Quem também retorna nesta edição é o País do Circo Lona Alakazam, montada próxima a Estação Ferroviária, com programação todas as tardes, com apresentações de palhaçaria, ilusionismo e acrobacias. O destaque da grade é a artista circense Índia Morena, patrimônio vivo de de Pernambuco. Ali pertinho também estará o País das Conexões Visuais, com exposições de fotografias e artes visuais abertas das 10h às 20h. As mostras do País do Cinema, voltadas para animação latino-americana e cinema universitário, serão realizadas na ETE Nelson Barbalho, no bairro de Maurício de Nassau. 

Do País do Cinema voamos para o País das Artes Cênicas, com a dança ocupando o Teatro Rui Limeira Rosal e a Praça Giácomo Mastroianni, além de oficinas no EREM Professor Vicente Monteiro. No mesmo país, as artes dramáticas serão protagonistas no Teatro Experimental de Arte (TEA), com apresentações todos os dias, sempre às 19h. As crianças também terão seu lugarzinho especial, com passaporte liberado para o País das Brincadeiras, localizado na Praça da Criança,  recebendo ações como a do Patrimônio Vivo Mestre Calú e seus mamulengos, assim como ações de teatro, música e literatura. Fada Magrinha, Lucas dos Prazeres e Tapete Voador são algumas das dez atrações que se apresentarão no polo infantil. 

Confira a programação completa:

PERNAMBUCO MEU PAÍS - PÁTIO DE EVENTOS LUIZ LUA GONZAGA

Sexta, 9 de agosto
19h - Espetáculo Pernambuco Meu País
20h30 - Academia da Berlinda
22h - Lenine
23h50 - Dilsinho

Sábado, 10 de agosto
19h - Zé do Estado
20h30  - Forró na Caixa
22h - Mestrinho
23h50 - João Gomes

Domingo, 11 de agosto
18h - Joanah Flor
19h30 - Filipe Catto
21h - Ana Carolina
22h50 - Maria Gadu

País da Música - Estação Ferroviária

Sexta, 9 de agosto
19h - Thera Blue
20h20 - Driko
21h40 - Romero Ferro

Sábado, 10 de agosto
19H - Saga HC
20h20 - Alkymenia
21h40 - Sangue de Barro

Domingo, 11 de agosto
19h - DJ Big
20h20 - Okado do Canal
21h40 -  Bione

País da Música - Instrumental - Igreja do Coração Eucarístico de Jesus (Praça Dom Vital, 289, Divinópolis)

Sexta, 9 de agosto
16h  - Duo Mônica e Jetro
20h - Luís Felipe Oliveira

Sábado, 10 de agosto
16h - Duo A2 
20h - Gustavo Carvalho

País da Música - Instrumental - Igreja Santa Luzia (Monte Bom Jesus)

Domingo, 11 de agosto
16h - Entre Cordas
20h - Confluir (CPM)

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL