FESTIVAL DE GRAMADO

Atriz Cristina Pereira fala publicamente pela primeira vez sobre violência sexual que sofreu

Uma das protagonistas do longa 'O clube das mulheres de negócios', exibido no 52º Festival de Gramado, a humorista causou comoção na coletiva de imprensa ao revelar ter sido estuprada aos 12 anos

Publicado em: 11/08/2024 15:00 | Atualizado em: 11/08/2024 17:30

 (Foto: reprodução/@aguerraal (X))
Foto: reprodução/@aguerraal (X)

Em momento emocionalmente mais forte da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que começou na última sexta (9), a atriz e humorista Cristina Pereira, uma das protagonistas da comédia absurdista O clube das mulheres de negócios revelou na coletiva de imprensa do filme que foi estuprada aos 12 anos quando estava indo para o colégio.

 

O gancho para a revelação ocorreu quando as atrizes do filme debatiam uma cena forte de assédio sexual. Na sátira, a diretora e roteirista Anna Muylaert ('Que horas ela volta?') faz uma inversão de papéis em que as mulheres estão em posição de poder e os homens em posição de submissão, acompanhando várias mulheres milionarias e abusivas em um clube durante uma reunião em uma grande casa de campo. O longa foi exibido em competição no Festival de Gramado no último sábado (10).

 

Cristina Pereira interpreta Cesária, a presidente dessa sociedade fictícia, e, durante a coletiva, falou dos horrores de ter sido vítima de violência sexual. "Eu era uma menina de 12 anos, entrando na puberdade. Eu nem tinha menstruado ainda. Minha mãe ficou numa situação terrível, como medo de eu ficar grávida. Eu nem sabia nada sobre sexo, eu não sabia o que aquele homem tinha feito comigo", falou chorando.

 

"Quando cheguei no colégio atrasada, ninguém perguntou o que tinha acontecido comigo. Só se preocupou com o fato de ter chegado atrasada. E eu ainda tinha família, estava num colégio católico, tinha uma família de classe média. Qualquer pessoa adulta percebe se uma criança sofre uma violência como essa e chega tarde na escola, mas a pessoa finge que não viu. É uma coisa horrível, gente, e a minha história é apenas uma de muitas", concluiu a atriz. 

 (Foto: reprodução/@aguerraal (X))
Foto: reprodução/@aguerraal (X)
 

Após a fala de Cristina, todo o elenco e a diretora a abraçaram sob aplausos da plateia, em solidariedade ao depoimento forte e inesperado. O clube das mulheres de negócios traz ainda no elenco Katiuscia Canoro, Louise Cardoso, Polly Marinho, Irene Ravache, Rafael Vitti, Luis Miranda, Grace Gianoukas e Maria Bopp. O filme tem previsão de estreia para novembro. 

 

Cristina Pereira tem uma longa carreira no teatro, no cinema e na televisão. Foi uma das integrantes do instinto programa de humor de grande sucesso TV Pirata e fez dezenas de filmes, como os recentes De pernas pro ar (1, 2 e 3), To ryca e A vida invisível.  

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL