CINEMA
As cores quentes do perigo
'Motel Destino', de Karim Aïnouz, abre o Festival de Gramado com a energia, sensualidade e tensão de um complexo triângulo amoroso; elenco conversa com o Viver sobre a experiência das gravações
Por: André Guerra
Publicado em: 12/08/2024 06:00 | Atualizado em: 10/08/2024 15:44
Divulgação |
Quebrando o frio intenso da Serra Gaúcha, Motel Destino, que abriu o 52º Festival de Gramado, teve o seu primeiro pouso oficial em território brasileiro após a estreia em competição no Festival de Cannes 2024. Dirigido e escrito por Karim Aïnouz – já em pré-produção de um longa estrangeiro –, o suspense erótico é uma explosão estilosa de cores saturadas, música propulsiva e, claro, sexualidade. Na trama, o jovem Heraldo (Iago Xavier) é encarregado de cumprir uma tarefa com o irmão e, quando tudo dá errado, tem de ficar escondido no motel do título, onde cria uma perigosa relação com os donos do lugar, o abusivo Elias (Fábio Assunção) e sua esposa Dayana (Nataly Rocha).
Cenário provedor de uma peculiar atmosfera, o ‘Motel Destino’, locação verdadeira totalmente alterada pela produção, é um completo personagem em suas cores e desvãos. Rodado em película, o filme transforma os corredores e quartos em mananciais do clima simultaneamente vibrante e perigoso que permeia o triângulo amoroso, ao passo que os sons constantes de gemidos compõe uma ambiência sonora imersiva e às vezes desconcertante. Karim concilia os clichês do gênero (a crescente de tensão e violência, as visões sombrias, os segredos gradualmente revelados) com o humor e a malícia do que se poderia chamar de ‘realismo cearense’.
[FOTO2]
Não é um equilíbrio fácil – entre o tom reconhecível das falas dos atores e a estilização pesada de um thriller desavergonhado –, mas o diretor dispõe do melhor trio possível para dar certo. Enquanto Fábio desconstrói sua figura célebre compondo muito bem a imprevisibilidade do seu personagem, Nataly irradia a tela no papel de Dayana, fugindo dos lugares comuns de uma mulher abusada pelo marido e arrancando risadas nervosas do público. Mas a grande revelação de Motel Destino é, sem dúvida, Iago Xavier, ator de teatro independente que faz sua estreia em longa com um papel complexo, que carrega as tensões e distensões do roteiro e protagoniza cenas desafiadoras de intimidade.
Em entrevista ao Viver, o elenco falou sobre a experiência de trabalhar no filme e sobre a sensação de revê-lo após a repercussão em Cannes. "A gente nunca sabe como um filme vai ficar ao final, então é sempre uma surpresa. Ver o filme em maio, lá em Cannes, foi um turbilhão de emoções ao mesmo tempo e a gente sempre fica olhando para a nossa atuação ali. Agora, revendo, percebemos muitos detalhes que passaram, cenas que ficaram de fora. Vou levar para o resto da vida essa generosidade de Karim, tanto durante os testes quanto nas filmagens, e a parceria que fiz nesse elenco. Aprendi que quando a gente se perde em cena, nos encontramos no nosso parceiro", revelou Iago.
[FOTO3]
"Karim é muito aberto ao que a gente podia trazer. Ele tem sempre uma escuta boa, o que é muito importante para um processo em que a gente precisa assimilar informações rápido e manter aquela energia no set. Eu acho que a inteligência dele como diretor é em estar atento ao que cada um da equipe pode contribuir. Eu, como mulher, convivendo com esses personagens masculinos, trouxe coisas da minha visão sobre a minha personagem e ele foi sempre generoso para que eu falasse sem medo", relembrou Nataly.
Fábio Assunção destacou a diferença da perspectiva do público internacional e a recepção em território brasileiro. “O olhar estrangeiro é, de certa forma, antropológico. Quando o filme chega ao Brasil, a gente já tem uma outra visão, que é o olhar de quem conhece aquela realidade e aquelas pessoas. Isso é muito interessante de ver”, pontuou o ator. “O roteiro estava sempre em movimento e muitas cenas filmadas, no final, até mudaram de ordem. Karim é um diretor tão genial e autoral porque ele conseguiu montar esse quebra-cabeça tão denso de maneira que ficou maravilhoso. Eu realmente amo esse filme”.
Motel Destino entra em cartaz nos cinemas brasileiros em 22 de agosto.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS