POESIA
Cida Pedrosa recebe convite para o Festival Internacional de Poesia na China
Outros seis poetas vão compor a delegação brasileira em Pequim e Huangzhou
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 17/07/2024 14:02
![]() |
Cida Pedrosa venceu a categoria ''Livro do Ano'' no Prêmio Jabuti 2020 |
O Festival Internacional de Poesia da Juventude, organizado pela Associação Chinesa de Escritores, acontecerá no final de julho nas cidades de Pequim e Hangzhou. Entre mais de 80 poetas participantes, destaca-se a presença da escritora pernambucana Cida Pedrosa, autora de Araras Vermelhas (2022) e Solo para Vialejo (2019), vencedor do Prêmio Jabuti 2020. Cida será acompanhada por outros seis poetas brasileiros: Ana Rüsche, Júlia de Carvalho Hansen, Lubi Prates, Luiza Romão, Rodrigo Luiz P. Vianna e Thiago Ponce de Moraes.
De acordo com a organização, "poetas com realizações notáveis dos países do BRICS foram convidados". O septeto brasileiro terá a oportunidade de apresentar um pouco do vasto cenário nacional.
Com vozes e produções tão distintas, destaca-se como convergência o reconhecimento de seus trabalhos. Ana Rüsche, Lubi Prates e Thiago Ponce de Moraes foram finalistas do Prêmio Jabuti, distinção que as escritoras Cida Pedrosa e a Luiza Romão conquistaram. Rodrigo Luiz P. Vianna recebeu o Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional. A pernambucana ainda recebeu o Prêmio Guerra Junqueiro Lusofonia e o Prêmio APCA; enquanto Luiza Romão é semifinalista do Prêmio Oceanos. Lubi Prates também é finalista do Prêmio Rio de Literatura.
Outro ponto em comum é a pesquisa e a curiosidade pela atual geração. Muitos dos presentes na delegação já ofereceram oficinas de poesia, pesquisam e incentivam seus pares. Júlia de Carvalho Hansen e Lubi Prates atuam também como editoras. Júlia trabalhou com a Chão da Feira, casa independente coordenada por mulheres. Lubi Prates, com a nosotros, publicando mulheres em edições bilíngues (português-espanhol); e agora edita na nossa editora, casa editorial voltada a produções de/para/por pessoas negras. Já Rodrigo Luiz P. Vianna e Thiago Ponce de Moraes atuam na tentativa de difusão através das redes, o primeiro criando e produzindo o podcast poesia pros ouvidos e o segundo a página @poemateca do Instagram.
"Estar no Youth Poetry Festival na China é participar de um grito de resistência, principalmente porque os países escolhidos formam os Brics e hoje pautam uma nova geopolítica mundial. A China lidera este processo e é muito bom realizarmos trocas culturais. Levar minha literatura tão nordestina, vinda do Sertão de Pernambuco, para o outro lado do mundo é uma felicidade. Espero que nestes dias possamos nos misturar, aproveitarmos esse intercâmbio de escritores e culturas para reforçar a importância da literatura", comentou Cida Pedrosa.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS