° / °

Acervo
ARTES PLÁSTICAS

Centenário de Abelardo da Hora: conheça obras mais famosas do artista

Capital pernambucana é uma verdadeira exposição ao ar livre do escultor, conhecido por capturar com sensiblidade a essência da cultura e vida cotidiana brasileira.

Publicado: 31/07/2024 às 14:31

Cantadores Violeiros, de Abelardo da Hora, está localizada no Parque 13 de Maio/Foto: Divulgação

Cantadores Violeiros, de Abelardo da Hora, está localizada no Parque 13 de Maio/Foto: Divulgação

Há exato um século, as paisagens do Recife estavam destinadas a mudar. Nesta quarta-feira (31/07) é celebrado o centenário de Abelardo da Hora (1924-2014), um dos expoentes das artes plásticas em Pernambuco. Além de ser um escultor cuja obra dialoga com a cultura popular e evidencia um engajamento político, ele teve um papel determinante na renovação e no fortalecimento do cenário cultural no estado. 
 
Na xilogravura 'Meninos do Recife', Abelardo da Hora expõe a miséria ao representar crianças magras e vulneráveis, demonstrando afinidade com o realismo e o expressionismo. Essa temática social também se faz presente em suas esculturas, elaboradas em bronze, mármore e, sobretudo, em cimento, material que, por sua dureza e textura áspera, acrescenta uma dimensão de sofrimento às suas figuras. 

Foi essa veia política que fez com que Abelardo fosse perseguido durante o período da ditadura militar. Integrante do então clandestino Partido Comunista, o artista contava que havia sido preso mais de 70 vezes.
 
Várias esculturas de Abelardo da Hora estão espalhadas na capital pernambucana, incluindo 'Monumento aos Retirantes, no Parque Dona Lindu; 'Mulher Sereia', no Mar Hotel; 'Monumento ao Maracatu', próximo ao Forte das Cinco Pontas; e 'Monumento ao Frevo', na Rua da Aurora. O artista deixou um acervo com quase 300 peças, entre esculturas, telas e outras obras. 

Vale lembrar que a família doou 179 obras à Paraíba, em 2018, sob a justificativa de que, desde a morte de Abelardo da Hora, enfrentava problemas para "abrigar, manter, preservar e divulgar a obra e a memória do artista".
 
Conheça algumas das produções mais admiradas do artista.
 
Autorretrato (1950) - aguada de nanquim sobre papel
 
 
Nega Fulô (1952) - bronze 
 
 
Meninos do Recife (1962) - xilogravura
 
 
Relevo para crianças abandonadas (1979) - cimento polido 

 
Monumento aos Heróis da Revolução Pernambucana (1994)
Peça foi encomendada pelo Governo de Pernambuco 
 
Monumento ao Retirantes (2008)
Obra é atração no Parque Dona Lindu   
Mais de Acervo