Diario de Pernambuco
Busca

São João

Trem do Forró: festejos iniciam neste sábado (8) e seguem até o dia 29 de junho

A edição da atração tem início neste sábado e se repete nos fins de semana de junho. Em virtude da procura, a organização do evento decidiu ampliar as saídas com uma viagem extra

Publicado em: 05/06/2024 15:45

O evento recebe passageiros de todo Brasil, sendo 30% formado por turistas, que vêm principalmente de estados como Bahia, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
O evento recebe passageiros de todo Brasil, sendo 30% formado por turistas, que vêm principalmente de estados como Bahia, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
O Trem do Forró 2024, uma das festas juninas mais tradicionais do Recife, inicia a programação neste sábado (8). Este ano, serão feitas sete viagens, todas nos finais de semana de junho e uma final no dia 29 deste mês. O trem sai da capital pernambucana e vai até o Cabo de Santo Agostinho, em um percurso de 84 km (ida e volta). 

O ingresso custa R$ 190 e pode ser adquirido pelo site da atração (www.tremdoforro.com.br) ou nos quiosques do Ticket Folia dos Shoppings Riomar e Boa Vista. As viagens dos dias 15, 16 e 22 de junho estão com ingressos esgotados e nas demais datas restam poucas vagas. 

Os kits são compostos por pulseira e camisa, que dão direito a experiência completa, incluindo parada para festa na cidade do Cabo, onde os participantes são recebidos com uma quadrilha junina. Depois, eles seguem para o Pátio de Lazer, localizado ao lado da Estação Central. 

Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações e campanhas de incentivo. 

O evento recebe passageiros de todo Brasil, sendo 30% formado por turistas, que vêm principalmente de estados como Bahia, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. A demanda de público gera, aproximadamente, 150 empregos diretos e 100 indiretos, além de movimentar aproximadamente R$ 600 mil na economia do Cabo de Santo de Agostinho e R milhões no Recife.

História do Trem do Forró

O primeiro passeio do Trem do Forró foi realizado em 1991, quando um grupo de servidores estaduais criou o trem que os levasse até a capital do Forró. Desde sua criação, o atrativo já atraiu mais de 200 mil pessoas e soma  mil horas em 200 dias de festa.

O trem, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer, saía do Recife a Caruaru e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros. 

Em 2001, o destino do Trem do Forró passou a ser o Cabo de Santo Agostinho. Em 2020, a organização da atração junina estava pronta para realizar uma grande festa em comemoração aos 30 anos do passeio, mas em virtude da pandemia, a celebração precisou ser adiada e, em 2022, comemorou três décadas de história.

Patrimônio do Recife e homenagem 

No último dia 30 de maio, o Trem do Forró recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife pelos 34 anos de história.

“Eu sempre digo que é um produto do São João da capital pernambucana. O que o Recife tem a oferecer no São João? Uma das atrações é o Trem do Forró. Independentemente se ele vai para Caruaru, para o Cabo ou Gravatá, o turista tem que vir à capital pernambucana. E o Recife oferece essa grande opção, que é o Trem. Felizmente, tivemos esse reconhecimento histórico, algo que é muito gratificante", ressalta o empresário Anderson Pacheco, idealizador do Trem do Forró.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL