FESTIVAL

Teatro lotado, música e homenagens marcam abertura do 28º Cine PE

Tânia Alves foi homenageada e subiu ao palco do Parque ao lado do Maestro Spok, do prefeito João Campos e da governadora Raquel Lyra, na última quinta (6)

Publicado em: 07/06/2024 00:24 | Atualizado em: 07/06/2024 11:32

 (Foto: Ruan Pablo)
Foto: Ruan Pablo
A abertura do 28º Cine PE, na última quinta-feira (6), correspondeu às altas expectativas do festival para o público desta edição. Mesmo com tempo chuvoso, a fila para entrar no Teatro do Parque aumentava à medida que se aproximava o horário planejado para abertura dos portões, às 18h00.

A partir das 19h, começaram a se reunir na parte interna do cineteatro, com apresentação de Nínive Caldas, a homenageada da noite de abertura e as autoridades presentes no evento. Cantora e atriz carioca com raízes fortes em Recife, Tânia Alves subiu ao palco para receber o prêmio diretamente do Maestro Spok.
 
"Ser ator, que missão sagrada é a nossa. Eu estou me sentindo muito honrada, privilegiada e lisonjeada por essa homenagem do 28º Cine PE. Eu sou atriz graças a um pernambucano que me ensinou a subir num palco de uma forma visceral e despudorada mente brasileira: Luiz Mendonça", exaltou Tânia sob lágrimas.

Ao lado dos artistas, o prefeito João Campos e a governadora Raquel Lyra também falaram, ressaltaram a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade e citando investimentos feitos respectivamente na revitalização do teatro do parque e no cinema São Luís (atualmente na terceira fase da sua reforma).

O prefeito João Campos aproveitou a oportunidade para ressaltar o projeto de doação por parte da Prefeitura do Recife dos terrenos do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio, localizados no bairro de Santo Antônio, para a construção de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

"Toda vez que eu entro aqui no Teatro do Parque, que foi totalmente restaurado, eu fico fascinado. Eu tive a oportunidade de assistir aqui pouco mais de um ano atrás uma sessão de Retratos fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, e fiquei absolutamente impressionado e quando terminou o filme eu falei para ele que a responsabilidade era nossa de que algo fosse feito. E na semana passada desapropriamos o Trianon e o Art Palácio, e agora teremos mais uma sala de cinema com preços acessíveis para a nossa população", falou o prefeito. 

Raquel Lyra, que citou as suas raízes em Caruaru e a importância do período junino para sua terra, enalteceu a importância do investimento e preservação da cultura pernambucana. "A gente não quer artista pedindo esmola, a gente quer o artista podendo viver da sua arte a gente entende aqui em Pernambuco que o artista não pode viver de algumas tocadas no período Junino e que investimento em cultura e arte é geração de emprego e renda. E por isso nós estamos investindo tanto e vamos continuar fazendo mais para fazer o nosso país PE crescer ainda mais sem deixar ninguém para trás. Viva a cultura pernambucana e a cultura brasileira!", disse a governadora.

A orquestra bravo, na sequência, sob regência do maestro Dierson Torres, embalou a plateia com trilha sonoras marcantes do cinema nacional, com 10 Temas Eternizados em filmes como cangaceiros bye bye Brasil, e dona Flor e seus dois maridos. Terminada a música, Chegou a hora de o público conferir o aguardado grande sertão, produção dirigida por Guel Arraes(o alto da compadecida) e protagonizada por Caio blat e Luiza arrais, adaptado do romance de João Guimarães Rosa. O longa foi exibido fora da competição, na Mostra Hors Concours, e segue em cartaz nos cinemas.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL