CELEBRAÇÃO
Dia dos Namorados é também o dia do solitário Santo Onofre; conheça história
Eremita abandonou todas as suas posses e buscou uma vida de oração, penitência e contemplação solitária no deserto, onde passou mais de 70 anos
Por: Anna Dulce Neves
Publicado em: 12/06/2024 12:54
Dia de Santo Onofre é comemorado em 12 de junho (Foto: Saint Onuphrius por Emmanuel Tzanes) |
No Brasil, o dia 12 de junho costuma ser marcado pelo Dia dos Namorados, data em que casais apaixonados celebram seus relacionamentos através de declarações, gestos românticos e trocas de presentes. Existe, contudo, outra ocasião a ser celebrada neste dia especial.
O dia de Santo Onofre, também comemorado em 12 de junho, é uma ocasião especial para os fiéis da tradição cristã honrarem a vida e o legado do eremita que viveu uma vida de santidade e devoção no deserto.
Ainda que as informações sobre sua vida sejam limitadas e muitas vezes misturadas com lendas e tradições, acredita-se que ele tenha nascido no Egito, possivelmente no final do terceiro ou início do quarto século. Sua juventude e vida antes de sua conversão ao cristianismo também são um mistério.
É fato conhecido, contudo, que, ao decidir seguir Cristo, Onofre abandonou todas as suas posses e buscou uma vida de oração, penitência e contemplação solitária no deserto, onde passou mais de 70 anos. Ele é frequentemente retratado como um exemplo de renúncia ao mundo material em busca da proximidade com Deus.
Ao longo dos séculos, inúmeros relatos de milagres foram atribuídos a Santo Onofre, frequentemente invocado como padroeiro de causas específicas, como a cura de doenças e problemas relacionados à saúde. Sua intercessão costuma ser buscada por aqueles que enfrentam dificuldades ou desafios em suas vidas.
Assim, enquanto casais professam seu amor no dia 12 de junho, alguns fiéis aproveitam a ocasião para refletir sobre os valores essenciais da vida espiritual, especialmente a renúncia ao materialismo e a busca pela proximidade com Deus.
Existem, ainda, devotos que participam de serviços religiosos especiais, rezam novenas ou fazem peregrinações a locais de veneração associados a Santo Onofre.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS