ACESSIBILIDADE

Projeto promove passeio guiado bilíngue no Marco Zero para pessoas com deficiência

PAsseio acessível promovido pelo projeto Visões Sonoras da Cidade, iniciativa que audiodescreve seis paisagens da área central do Recife, é gratuito e acontece na tarde da quarta-feira (29)

Publicado em: 29/05/2024 12:02

Torre Malakoff está na rota do passeio (Crédito: Icaro Benjamin)
Torre Malakoff está na rota do passeio (Crédito: Icaro Benjamin)
Como parte do projeto Visões Sonoras da Cidade, iniciativa que visa descrever descreve paisagens do Recife, a Com Acessibilidade Comunicacional, empresa que coordena e executa projetos de acessibilidade comunicacional e comanda a execução dessa iniciativa, promove um passeio guiado bilíngue (português - Libras)gratuito para até 50 pessoas com deficiência. A atividade é gratuita e acontece na quarta-feira, dia 29 de maio, a partir das 15h, com início no Marco Zero, no bairro do Recife. 

O passeio vai percorrer por alguns dos pontos do patrimônio artístico e arquitetônico que fazem parte da primeira Região Político Administrativa do Recife (RPA1) de paisagens selecionadas  pelo projeto Visões Sonoras da Cidade. Com início no Marco Zero, a ação segue até a Rua do Bom Jesus e a Torre de Malakoff, vai até o Teatro de Santa Isabel e a Praça da República , finalizando na Rua da Aurora. 

A atividade tem o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, e da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura do Recife, além da parceria da Secretaria de Turismo. Todo o percurso será mediado por especialistas em Libras e em audiodescrição, profissionais de apoio e um guia turístico, que vai abordar as informações históricas das paisagens que compõem o passeio guiado. "A expectativa é que tenhamos um passeio acessível comunicacionalmente, realizando a mediação das paisagens por meio da audiodescrição e a tradução das informações para Libras. Podemos dizer que seria um modelo de visita acessível. Vamos usar aparelhos de transmissão e recepção para as pessoas com deficiência visual aprimorar a recepção do conteúdo e levar a história e a beleza da nossa cidade para que não têm acesso", explica a diretora executiva da Com Acessibilidade Comunicacional, Liliana Tavares. 

Visões Sonoras da Cidade
O projeto Visões Sonoras da Cidade é uma iniciativa que descreve, por meio da técnica da audiodescrição, as paisagens da capital pernambucana para que turistas e recifenses com deficiência visual possam experienciar a memória e as referências culturais da cidade. 

Em sua etapa inicial, o projeto prevê a audiodescrição de seis locais de destaque da primeira Região Político Administrativa do Recife (RPA1), área que reúne uma série de paisagens como fachadas de equipamentos históricos, casarões, praças, pontes, pátios e outros elementos que protagonizam as vivências de cidade da população em geral. São eles: o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus, a Torre de Malakoff, parte do casario da Rua da Aurora, a fachada do Teatro de Santa Isabel, e a Praça da República. 

O projeto tem como principal objetivo acessibilizar pontos importantes do Recife e permitir que as pessoas com deficiência sensorial possam imergir na paisagem e nos elementos que caracterizam os pontos turísticos da região. Com uma equipe de audiodescritores, historiadores, arquitetos e consultores em acessibilidade comunicacional, o trabalho realizado será armazenado no Youtube , disponibilizado em um QR Code hospedado no site da Com Acessibilidade Comunicacional, além de ser entregue para o equipamento público e para as secretarias de Cultura, de Turismo e Lazer, e de Direitos Humanos do Recife. “É um projeto para a cidade, que busca contribuir com novas perspectivas de vivenciar o Recife. Com o Visões Sonoras da Cidade as paisagens serão traduzidas para que as pessoas com deficiência visual reconheçam e ressignifiquem sua percepção da cidade e seus monumentos”, destaca a diretora executiva da Com Acessibilidade Comunicacional, Liliana Tavares. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL